Com até 5 milhões de visitantes por ano, cidade reafirma protagonismo e potencial turístico
A Estância Turística de Olímpia, destaque entre regiões de águas quentes termais e referência como “Capital Nacional do Folclore”, se mantém invicta na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro de 2025 e segue como um dos principais destinos com potencial de desenvolvimento turístico. O Mapa é uma ferramenta do turismo do Ministério do Turismo (MTur), que categoriza municípios estratégicos para investimentos federais voltados para o setor.
A manutenção de Olímpia na categoria A é um reconhecimento da sua estrutura consolidada, capacidade de atração de visitantes e relevância econômica ligada ao turismo da cidade. O Mapa, atualizado periodicamente, considera indicadores como infraestrutura, governança, recursos culturais e naturais, conectividade, segurança e demanda turística para a categorização. O esforço coletivo da gestão municipal, investidores e munícipes resulta no protagonismo da cidade como polo turístico nacional e de interesse internacional.
Para o prefeito Geninho Zuliani, a conquista é fruto de um trabalho contínuo de políticas públicas e investimentos. “Estar na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro é o reconhecimento do esforço da nossa cidade em oferecer qualidade e experiências únicas aos visitantes”, destaca.
Os atrativos da cidade, como os parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach, que estão entre os mais visitados da América Latina e até do mundo, além do Festival do Folclore (Fefol), movimentam mais de 4 milhões de visitantes por ano. São mais de 80 hospedagens, sendo a 2ª maior rede hoteleira do Estado de SP, um montante que revela a força do setor hoteleiro da cidade para a geração de emprego e renda.
O alto nível alcançado por Olímpia no Mapa, reforça Geninho Zuliani, garante mais visibilidade junto ao Ministério do Turismo, o que otimiza o acesso a programas, recursos e estratégias nacionais de promoção turística. “Esse resultado fortalece ainda mais o nosso compromisso em seguir investindo no setor, que é um dos principais motores da nossa economia”, finaliza o prefeito.