O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa de Olímpia (MASDR-Olímpia) abre no próximo dia 20 de setembro as exposições “Diálogos Contemporâneos” e “Olhares Sagrados – A Espiritualidade na Cidade de São Paulo”, a partir das 18h. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), viabilizada pelo Edital Circuito Cult SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que tem como objetivo fortalecer e difundir a cultura no interior paulista.
A exposição “Diálogos Contemporâneos” apresenta obras dos artistas Andrea Goldschmidt, Thales Pomb e Bianca Foratori, que exploram as interseções entre arte, cultura e religiosidade. Entre os destaques está “Mãe Mar”, de Andrea Goldschmidt, uma série de 16 fotografias em cianotipia sobre tecido que retrata diferentes formas de representação de Iemanjá, refletindo a miscigenação e a herança cultural afro-brasileira. Já Thales Pomb exibe “Pauoquismo”, composta por 20 telas em óleo que discutem a metáfora popular do “santo do pau oco”, refletindo sobre contradições entre aparência sagrada e interior profano. Bianca Foratori apresenta “Intimidade Cultuada”, obra que revisita a tradição feminina dos presépios e altares domésticos, conectando espiritualidade, estética e memória.
Já “Olhares Sagrados – A Espiritualidade na Cidade de São Paulo” traz ao público 19 fotografias selecionadas entre 86 inscritas no concurso promovido pelo MAS-SP. O júri, formado por Daniela Amaral Gurgel, Alécio Rossi, Júlio Wainer e Daniel Taveira, escolheu as imagens que retratam diferentes olhares sobre a espiritualidade na capital paulista, revelando manifestações culturais e religiosas, rituais e expressões públicas e privadas de fé. Uma das fotografias, vencedora do concurso, será exibida em destaque ampliado.
As exposições, com gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e da Tudo Vira Cult SP, ficam abertas ao público de 20 de setembro de 2025 a 22 de março de 2026, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa de Olímpia. A iniciativa convida os visitantes a vivenciar uma experiência de aproximação, contemplação e análise das múltiplas formas de expressão do sagrado, reafirmando o papel do MASDR-Olímpia como espaço de diálogo entre arte, cultura e espiritualidade.
Inaugurado em dezembro de 2020, o MASDR-Olímpia já promoveu treze exposições, sempre dedicadas às múltiplas expressões religiosas. Cada mostra buscou estimular reflexões e diálogos sobre a diversidade do sagrado e as relações humanas, consolidando o espaço como um ponto de encontro, estudo e valorização da pluralidade cultural e espiritual. Agora, em uma etapa mais madura de sua trajetória, o museu amplia sua atuação ao receber duas mostras resultantes de concursos realizados pelo MAS-SP em 2024.
Vale lembrar que o museu, com visitação gratuita todos os dias, das 9h às 21h, fica localizado na Rua David de Oliveira, 420 – Centro.