A Secretaria de Turismo anunciou nesta semana a criação de um programa inédito em Olímpia de empregabilidade voltado à terceira idade no setor turístico. A iniciativa busca valorizar a experiência e o conhecimento dos idosos, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social e a geração de renda.
O programa prevê a inserção de profissionais da terceira idade em atividades ligadas a hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagens, guias culturais e atrativos turísticos. Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação e oficinas de atualização, garantindo que os participantes estejam preparados para atender às demandas do setor com qualidade e hospitalidade.
De acordo com o secretário Beto Puttini, a proposta vai além da empregabilidade: o objetivo é estimular um turismo mais humano e inclusivo, reforçando laços de convivência entre gerações e ampliando o reconhecimento do papel social da terceira idade. O objetivo é aproveitar, daqueles que estão na melhor idade, a vivência, hospitalidade e conhecimento cultural para enriquecer a experiência dos visitantes.
De acordo com levantamentos recentes do mercado de trabalho, cresce o número de pessoas acima de 60 anos em atividade profissional. Essa mudança reflete não apenas a busca por renda, mas também o desejo de permanecer ativo, produtivo e socialmente integrado. O programa da Secretaria de Turismo acompanha essa tendência e reforça o papel da terceira idade como protagonista no desenvolvimento do setor. Essa tendência pode ser observada, por exemplo, na Disney, onde há uma grande quantidade de idosos trabalhando em diversos setores dos parques: bilheteria, informações e atendimento. A eles, inclusive, a Disney permite que quebrem uma regra: podem usar barba, ao contrário dos rapazes mais jovens.
A previsão é que as primeiras capacitações sejam ainda neste semestre. O programa contará com parcerias de instituições de ensino, empresas do setor e organizações sociais.
"Queremos oferecer oportunidades a quem tem muito a contribuir. A terceira idade traz consigo um patrimônio de histórias, saberes e acolhimento que são fundamentais para o fortalecimento do turismo", destacou o secretário de Turismo, Beto Puttini.
Mais informações sobre o cronograma e vagas disponíveis serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Prefeitura.