A semana do saco cheio, tradicional recesso escolar que ocorre em diversas cidades do país, promete movimentar a Estância Turística de Olímpia, mais um ano. A previsão é de que mais de 127 mil turistas passem pela cidade entre os dias 11 a 19 de outubro, um recorde no período.
A semana, em que se comemora o Dia do Professor, Dia das Crianças e o Feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida, deve atrair cerca de 14 mil turistas por dia ao município. A projeção é realizada pelo Observatório do Turismo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo.
Para Betto Puttini, Secretário de Turismo, o crescimento expressivo é reflexo do comprometimento da gestão municipal com incentivos aos negócios do turismo, fomento e ampliação de pontos turísticos e na qualificação de profissionais do setor.
“Os números que projetamos para 2025 mostram que estamos no caminho certo: mais turistas, mais empregos, mais renda e um posicionamento cada vez mais sólido de Olímpia como destaque no cenário nacional”, aponta Puttini.
Segundo os dados do Observatório deste ano, a taxa de ocupação hoteleira deve registrar até 58% de ocupação média, no intervalo, um aumento significativo em relação a semanas comuns, o que reforça o impacto econômico do período e a vocação da cidade como destino de lazer e entretenimento familiar.
Os números representarão 92 mil diárias de hospedagens em pousadas e hotéis da cidade; e até 15 mil pernoites em casas de temporada.
A expectativa positiva mobiliza não apenas os mais de 34 mil leitos disponíveis na rede hoteleira, mas também setores como comércio, bares, restaurantes e prestadores de serviços.
Além dos parques aquáticos, o calendário cultural e religioso do município, e a infraestrutura de lazer têm sido atrativos adicionais para visitantes que buscam escapadas para dias de diversão e também de descanso em um destino familiar.
A expectativa de recorde de visitantes durante a Semana do Saco Cheio evidencia a força do turismo local, não apenas em alta temporada, mas também em feriados prolongados e datas comemorativas. Com esses números, Olímpia confirma seu protagonismo e se fortalece como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro na categoria “A” em 2025, reconhecimento do Ministério do Turismo aos destinos com alto desempenho na economia do setor e na gestão da atividade turística.