Dando mais um passo no processo de revisão do Plano Diretor da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura convida toda a população para participar da 2ª Audiência Pública que será realizada no dia 04 de novembro (terça-feira), às 18h, na Câmara Municipal. O encontro visa apresentar a 2ª etapa dos trabalhos de revisão do plano, dando transparência e incentivando a participação fundamental de toda a comunidade.
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano da cidade. Ele orienta o uso e a ocupação do solo, definindo regras para o crescimento ordenado, a infraestrutura, a preservação ambiental, a mobilidade, a habitação e demais aspectos que influenciam diretamente na qualidade de vida da população.
A proposta visa atualizar o plano atualmente em vigor, considerando o desenvolvimento da cidade nos últimos anos, os desafios atuais e as perspectivas para o futuro. A revisão conta uma equipe técnica da Prefeitura com o apoio de um grupo de trabalho especializado, formado por representantes estratégicos das Secretarias Municipais.
Desde que iniciado o processo de revisão, a equipe envolvida tem estudado o histórico e cenário atual da cidade, com coleta e análise minuciosa de dados, além de realizar um amplo diálogo com diversos setores da sociedade, promovendo escuta ativa para entender as necessidades, demandas, opiniões, projetos e ideias, possibilitando a ampla participação.
Na primeira audiência, realizada em julho, foram apresentados dados e propostas relacionados a áreas prioritárias como habitação, mobilidade, meio ambiente e uso do solo. Entre os destaques, estão a necessidade de demarcar zonas especiais de interesse social, estabelecer diretrizes para a regularização fundiária, implantar corredores viários e programas de mobilidade turística e cicloviária, além de ações para recuperação de nascentes, matas ciliares e proteção de mananciais. Também foram discutidas propostas para a criação e regulamentação de distritos como o setor aeroportuário, industrial, tecnológico e a região do Recinto do Folclore.
Além da apresentação técnica, a audiência reforçou a importância da participação social, destacando os desafios de garantir a representatividade dos diversos grupos que compõem a cidade. A escuta ativa da população é condição essencial para a validade legal do Plano Diretor e para a construção de uma cidade mais justa, democrática e sustentável.
Os moradores que quiserem contribuir com sugestões ou acompanhar as atualizações do processo de revisão podem acessar o link:
https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/servicos/1056/plano-diretor/