Canal oficial de atendimento às demandas dos cidadãos, a Ouvidoria Municipal registrou 744 manifestações populares, entre sugestões, reclamações e solicitações nos últimos três meses, desde que o sistema passou a ser operado pelo Conecta+Olímpia.
De acordo com o balanço deste segundo semestre, divulgado pela Divisão de Ouvidoria, Análise e Solução de Demandas, 80% das demandas já foram respondidas pelos setores responsáveis, o que demanda agilidade no retorno à população.
O sistema digital visa aproximar cidadãos da administração pública e facilitar o acesso a informações e atendimentos municipais, bem como permite a identificação das principais necessidades da população e áreas estratégicas de atuação dos serviços e políticas públicas.
Em um período de avaliação entre o início de julho até 10 de outubro, as manifestações do aplicativo englobam pedidos de diversas áreas, com destaque para sugestões para a Secretaria de Saúde seguida pela pasta de Obras e Infraestrutura.
Liderando o ranking de pedidos da população, a Saúde soma 173 registros. Solicitações de consultas médicas e atendimentos em geral, bem como o retorno de exames, elencaram a secretaria para o topo da lista.
A secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, vem na sequência com o total de 165 manifestações. Serviços como tapa-buracos e reparo em lâmpadas de LED da iluminação pública, estão entre os principais tópicos do período. Denúncias e dúvidas sobre o processo de seleção para as casas populares do Minha Casa, Minha Vida também foram registrados no período.
Notificações de limpeza de mato em residências e em terrenos particulares também estão em destaque, somando 40 pedidos para a zeladoria da cidade. Até o momento, 141 manifestações permanecem em aberto, ainda em processo de andamento, dentro do prazo legal da Ouvidoria. O acompanhamento das solicitações pode ser realizado pelo usuário do app em tempo real.
Os números refletem a transparência da gestão do município, cujos resultados demonstram a importância de ferramentas de diálogo entre o cidadão e a administração pública. A Divisão de Ouvidoria do município continua a ser um canal aberto para sugestões, elogios e reclamações, que contribui para a eficiência dos serviços essenciais.
Para registrar demandas via Ouvidoria Municipal, o morador pode utilizar o telefone gratuito 162, o WhatsApp (17) 3279-4157, acessar pelo site oficial da Prefeitura ou pelo App Conecta+.