Nessa segunda, dia 13, representantes das Organizações Sociais Civis (OSC) de Olímpia participaram de treinamento para uso do sistema eletrônico de informações (SEI), na Prefeitura. A capacitação, ministrada pela Secretaria de Gestão e Cidade Inteligente, responsável pela implantação do processo digital, visa aproximar entidades do terceiro setor da gestão municipal e integrar ações à rede digital, promovendo rapidez, segurança e transparência no trabalho social.
O SEI é considerado um sistema inovador por garantir mais rastreabilidade e controle das informações, além de simplificar a comunicação direta entre o poder público, entidades civis e a população.
A iniciativa, incentivada pela Divisão de Apoio ao Terceiro Setor e Organizações Comunitárias da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, integra um processo contínuo de modernização administrativa e fortalecimento da parceria com o terceiro setor, conectando cada vez mais a administração municipal com as demandas da sociedade.
Durante o encontro, os participantes puderam entender o funcionamento do SEI, sistema que moderniza a tramitação de documentos e elimina o uso de papel, permitindo que protocolos, requerimentos e assinaturas sejam totalmente digitais.
O treinamento abordou desde o acesso ao SEI Externo via o cadastro e login até o uso de suas funcionalidades de navegação, como, por exemplo, a consulta de notificações. Instruções sobre o protocolo de requerimentos, preenchimento de formulários e classificação de documentos para análise, também foram apresentadas.
O uso da assinatura digital, recurso que assegura a validade jurídica dos documentos sem necessidade de escrita de próprio punho, foi outro ponto de destaque da reunião.
Ao final, a equipe técnica do Arquivo demonstrou como se utiliza o canal de suporte para dúvidas, os manuais e vídeos tutoriais de apoio, além de um FAQ exclusivo para as OSCs, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão digital das entidades.