No último sábado, dia 18 de outubro, como parte da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Dia “D” de vacinação, voltado a crianças e adolescentes menores de 15 anos que estavam com vacinas em atraso ou ainda não haviam recebido todas as doses do calendário vacinal. A mobilização teve importante adesão da comunidade: mais de 190 vacinas foram aplicadas e cerca de 250 carteirinhas de vacinação avaliadas.
Quem não conseguiu comparecer ao Dia D com as crianças e os adolescentes ainda pode participar da campanha, que segue ativa até o dia 31 de outubro. A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e dos distritos.
Vale ressaltar que, para facilitar o acesso, algumas unidades funcionam com horário estendido até as 20h, como a UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz, na Praça Mário Andreazza, s/nº (Cohab I e II), que atende todos os dias; a ESF Dr. Francisco Figueiredo Filho, na Avenida José Rodrigues da Silva, 371 (Jardim São José), com funcionamento às segundas, quartas e sextas-feiras; e a UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso, na Rua Theodomiro Joaquim Bitencourt, 445 (Jardim Paulista), aberta de segunda a quinta-feira.
A Secretaria de Saúde reforça que pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes para conferência das doses aplicadas e atualização, quando necessário. Durante a campanha, estão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, sarampo, HPV, febre amarela, meningite, pneumonia, hepatite B, entre outras.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas em todo o país para garantir o abastecimento das salas de vacinação. A campanha também conta com notificações e lembretes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que deve alcançar cerca de 40 milhões de usuários.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que manter a caderneta atualizada é essencial para prevenir doenças graves e evitar surtos, como poliomielite e sarampo.