Com os recursos investidos em áreas essenciais de manutenção do município, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é a principal fonte de arrecadação para manutenção de serviços de saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana, iluminação pública, segurança, mobilidade, entre outros.
Por isso, o pagamento do tributo é um gesto de cidadania que retorna em benefícios para toda a população. Ao manter o IPTU em dia, o contribuinte colabora diretamente para o funcionamento dos serviços públicos e para o desenvolvimento da cidade, ajudando a transformar impostos em melhorias reais no dia a dia dos moradores.
Em Olímpia, o contribuinte tem incentivos fiscais que garantem descontos no pagamento final do imposto, sendo o mais importante deles o FIC Azul. Para ter direito é simples: basta o responsável pelo imóvel quitar o IPTU do ano vigente em dia e, assim, é gerado um desconto automático de 10% no imposto do próximo ano.
O benefício vale tanto para quem opta pelo pagamento à vista como parcelado. O prazo final para ficar adimplente termina neste dia 10 de dezembro (quarta-feira), data do último vencimento do IPTU 2025.
O programa, inicialmente criado pelo prefeito Geninho Zuliani, em 2009, vem, há mais de 15 anos, valorizando os contribuintes que mantêm seus compromissos e ajudam a fortalecer o desenvolvimento da cidade.
Mais do que uma obrigação legal, o IPTU é uma forma de participação ativa na construção de uma cidade mais organizada, acolhedora e preparada para o futuro.
IPTU DIGITAL
Importante reforçar que, a partir de 2026, o IPTU em Olímpia será totalmente digital. A medida integra as ações de modernização e sustentabilidade do município, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao compromisso com a implantação de uma cidade inovadora e inteligente.
O governo sem papel já é uma realidade em Olímpia e agora será ampliado com mais esse serviço online. Assim, em 2026, os contribuintes não receberão mais os carnês físicos pelos Correios.
Os boletos poderão ser acessados exclusivamente pelo site da Prefeitura ou pelo App Conecta+, economizando recursos, contribuindo com o meio ambiente e também tornando o serviço mais eficiente, uma vez que grande parcela dos carnês acaba não chegando ao destino final. Já com o IPTU Digital, o contribuinte pode acessar seus tributos, emitir 2ª via e quitar seus impostos de maneira prática, rápida e acessível, sem sair de casa.
Vale ressaltar que, em Olímpia, a primeira parcela do IPTU vence somente em março. Mais informações a respeito das mudanças serão amplamente divulgadas pela Prefeitura a toda população.