O Natal Encantado 2025 já consolidou seu sucesso na Estância Turística de Olímpia. Após uma abertura emocionante com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, na última semana, o show de Natal “Entrelendas” e a chegada do Papai Noel atraíram milhares de famílias para a Praça Rui Barbosa.
Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local na noite dessa quarta-feira (10), para prestigiar o espetáculo que arrancou suspiros e olhares atentos de crianças e adultos. O enredo da encenação da Animania Entretenimento trouxe uma narrativa inédita: a associação da temática natalina aos contos infantis e lendas folclóricas.
Personagens como a cuca, boitatá e curupira se misturaram à fábula da Chapeuzinho Vermelho, lobo mau e duendes, construindo um espetáculo cheio de magia, músicas e coreografias, reforçando a identidade cultural da Capital Nacional do Folclore e seu espírito acolhedor de um destino de lazer e entretenimento, com a data mais esperada do ano.
A chegada do Papai Noel encerrou a apresentação com alegria e envolvimento de todo o público presente. Na sequência, o prefeito Geninho Zuliani, a primeira-dama, Ana Cláudia Zuliani, e a secretária de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, acompanharam o Bom Velhinho até sua casinha, onde centenas de crianças o aguardavam para a visita e fotos. As crianças poderão aproveitar a presença do Papai Noel todos os dias, até 23 de dezembro, das 19h às 23h, na Praça.
Este ano, a decoração natalina transformou a casinha em um castelo iluminado integrado à Árvore de Natal, no centro da Praça da Matriz. Caixas de presentes, arcos de estrelas, luz de led em árvores, trenó, letreiro iluminado e outros objetos compõem a decoração do Natal Encantado. A Avenida Aurora Forti Neves, a praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida e da Paróquia São José e a Gruta também receberam enfeites e luzes.
A programação do Natal Encantado de Olímpia continua nesta semana, com o Concerto da Abecao, nesta quinta (11), às 20h, no Coreto, cortejo natalino pela Rua São João “Lendas em Festa”, na sexta (12), às 19h30, e apresentação de balé e musical no sábado, dia 13, às 19h, no Coreto. A agenda completa está disponível no link:
https://www.instagram.com/stories/highlights/18067330511115535/.
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
CORTEJO NATALINO
O Natal Encantado vai invadir a Rua São João, no coração do comércio, nos dias 12, 19 e 22 de dezembro, com chegada na Praça da Matriz. O cortejo ‘Lendas em Festa’ reunirá tradição, cultura popular e encantamento. Um convite para toda a população acompanhar a passagem de grupos que celebram nossa identidade, misturando ritmos, cores, religiosidade e alegria em três noites especiais deste dezembro.
Neste grande desfile, lendas, folguedos, danças e sons do Brasil se encontram com o espírito natalino, iluminando o centro da cidade. Grupos folclóricos, parafolclóricos e culturais, escolas, artistas, instituições e fanfarras reunirão cerca de 200 integrantes em um espetáculo mágico de Natal. Em cada uma das três apresentações, será abordada uma temática diferente de lenda, despertando a curiosidade e o encanto.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E COMÉRCIO LOCAL
Quem prestigiar o Natal Encantado, também pode aproveitar a decoração natalina, a praça de alimentação e bebidas, com opções para todos os gostos, além do Mercado de Natal, uma iniciativa inédita que valoriza o trabalho manual e criativo dos artesãos locais, a partir das 18 horas.
O comércio central é outro atrativo para quem quer completar a experiência fazendo as compras de fim de ano. As lojas estão abertas de segunda a sexta, abertas das 9h às 22h, sábados e domingos, das 9h às 16h e, no dia 24, véspera do Natal, das 9h às 18h, em uma ação coletiva do comércio, com apoio da ACIO e do Sincomércio.