Nessa segunda e terça-feira, 15 e 16 de dezembro, lideranças da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia cumpriram uma agenda estratégica em Brasília, marcada por intensa articulação política junto ao Governo Federal com o objetivo de discutir pautas importantes para o futuro do município.
Participaram dos compromissos o prefeito Geninho Zuliani e a secretária municipal de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti.
A agenda oficial contou com reuniões em órgãos estratégicos e com representantes federais, como o Ministério da Cultura (MinC) e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Os encontros trataram de pautas consideradas essenciais para o desenvolvimento cultural, turístico e logístico do município, fortalecendo projetos que impactam diretamente o futuro de milhares de olimpienses.
No Ministério da Cultura, o foco foi o fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura e ao folclore, com destaque para o Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL), reconhecido como um dos maiores eventos culturais do país. O encontro reuniu a secretária Priscila Foresti e Sebastião José Soares, diretor de Promoção de Culturas Tradicionais e Populares da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, oportunidade de reforçar a importância de Olímpia no cenário nacional da preservação cultural, destacando o FEFOL como referência na difusão das manifestações folclóricas brasileiras.
Durante a reunião, foram apresentados o anuário e a revista do 61º FEFOL, além de discutidas estratégias de cooperação institucional e possibilidades de apoio técnico e financeiro por meio de programas federais voltados à preservação do patrimônio cultural imaterial. A ideia é que o MinC tenha papel essencial no evento, participando efetivamente da organização e divulgação do 62° FEFOL em 2026.
Já o aeroporto internacional foi o assunto de um encontro do prefeito Geninho Zuliani com o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Eduardo Gonzaga, que teve ainda a participação do deputado federal Fernando Marangoni, importante articulador da pauta junto ao Governo Federal.
O aeroporto é considerado fundamental para impulsionar o turismo, atrair novos investimentos e fortalecer a economia regional, além de ampliar a malha aérea e logística da região, bem como potencializar o destino turístico referência no país. A agenda estreita os laços com a União, mantendo ativo o projeto junto a Infraero, que é o órgão responsável pela construção e operação do aeroporto. O prefeito mantém diálogo e gestão constante para garantir a contratação das obras para o próximo ano.
Para o prefeito Geninho Zuliani, a articulação institucional reforça o compromisso da administração municipal com o crescimento planejado da cidade. “Estamos trabalhando para garantir que Olímpia avance de forma estruturada, integrando cultura, turismo e infraestrutura, sempre pensando no desenvolvimento sustentável do município”, destaca Geninho.
PRÊMIO BAND CIDADES
A agenda na capital federal foi motivada ainda pelo 5° Prêmio Band Cidades Excelentes, na noite da última segunda (15), no qual Olímpia concorreu como finalista no eixo Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, na categoria de cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes.
O município ganhou a etapa estadual em outubro e garantiu a classificação entre os melhores do Brasil, mostrando que o avanço do empreendedorismo caminha junto com investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.
Embora a cidade não tenha conquistado o prêmio nacional, que ficou com o município catarinense Pomerode, o desempenho positivo de Olímpia, enquanto vencedor estadual e finalista nacional, é resultado de políticas públicas inovadoras da gestão do prefeito Geninho, como o Conecta+Olímpia, plataforma que integra os serviços municipais de maneira prática e online, e o Olímpia+Empreendedora, maior programa de empreendedorismo da história de Olímpia, que incentiva o crescimento da economia local.









