Com o objetivo de ouvir os moradores sobre como percebem o turismo em seu município, reunindo opiniões e experiências que ajudam a mapear impactos econômicos, ambientais e socioculturais, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) disponibilizou a Pesquisa de Percepção do Turismo, realizada anualmente pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).
Com isso, os moradores da Estância Turística de Olímpia podem participar do levantamento que está em sua sexta edição e segue até 31 de janeiro de 2026, em formato totalmente online. No ano passado, mais de 30 mil respostas válidas, de 438 municípios, contribuíram para o diagnóstico do setor em todo o estado.
Segundo o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, o levantamento é essencial para orientar políticas públicas. “Esta pesquisa é um importante indicador da sustentabilidade do turismo nas cidades, quando se trata do ponto de vista do morador sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo na região. Através dos seus resultados, os gestores podem identificar iniciativas que devem ser mantidas e as que precisam de melhorias no desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão”, destaca.
Em Olímpia, o estudo ganha relevância especial, considerando o ritmo acelerado de crescimento do destino. Para o secretário municipal de Turismo, Beto Puttini, a participação da comunidade é fundamental.“A pesquisa é uma ferramenta fundamental para entendermos como o turismo impacta a vida das pessoas. Olímpia se consolidou como um dos destinos mais procurados do Brasil, devido aos parques aquáticos e temáticos e novos investimentos em estrutura e diversão, que aumentam a cada ano. Esse crescimento muda a rotina da comunidade, por isso, os resultados desse levantamento fortalecem ainda mais nosso planejamento”, ressalta.
“O turismo é hoje um dos maiores motores de desenvolvimento local e regional, gerando emprego, renda, cultura e integração entre moradores e visitantes. Ao participar, a população nos ajuda a construir um destino mais sustentável, inovador e preparado para o futuro. Cada resposta contribui diretamente para aperfeiçoar nossos serviços e ampliar os benefícios que o turismo traz para toda a cidade,”, conclui o secretário.
A população pode participar acessando o link:
https://forms.gle/2fUVs4tZ29JGN8L36