Para quem busca qualificação profissional neste início de ano, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio de parceria entre a Secretaria de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Senac e o Sest/Senat, segue com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação em diferentes áreas.
Ao todo, estão sendo ofertadas 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Assistente de Marketing e Vendas, Auxiliar Administrativo, Logística e Gestão de Pessoas, com 30 vagas para cada capacitação. A iniciativa integra as ações do programa “Olímpia + Empreendedora”, que tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional e fortalecer o desenvolvimento do setor produtivo local.
Os cursos oferecem formação teórica e prática, voltada tanto para quem deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho quanto para aqueles que buscam aprimorar competências já existentes. As qualificações são totalmente gratuitas e as aulas presenciais serão realizadas no período noturno, no Colégio Eduvale, localizado na Avenida Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, nº 1200, Distrito Industrial.
O Senac será responsável pelos cursos de Auxiliar Administrativo e Assistente de Marketing e Vendas, enquanto o Sest/Senat ministrará os cursos de Logística e Gestão de Pessoas.
Curso de Auxiliar Administrativo
O curso de Auxiliar Administrativo prepara os participantes para atuar em atividades de suporte operacional e organizacional, abrangendo rotinas de escritório, atendimento ao público, gestão de documentos, comunicação interna e externa, além de tarefas administrativas comuns a empresas e instituições públicas.
Os alunos também terão contato com noções básicas de finanças, gestão de pessoas, logística, marketing, área comercial e jurídica, compreendendo os principais processos que integram o funcionamento de uma organização.
O início das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro de 2026, com encontros de quarta a sexta-feira, no Colégio Eduvale.
Carga horária: 160 horas
Requisitos: Ensino médio incompleto e idade mínima de 15 anos
Inscrições: https://tinyurl.com/dnzmp78p
Curso de Assistente de Marketing e Vendas
O curso de Assistente de Marketing e Vendas capacita os participantes nas etapas comerciais de pré-venda, venda e pós-venda, além de desenvolver competências relacionadas ao planejamento, execução e acompanhamento de ações de marketing. O foco está em comunicação, relacionamento com o cliente e maximização de resultados empresariais.
As aulas presenciais têm início previsto para o dia 2 de março de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no Colégio Eduvale.
Carga horária: 160 horas
Requisitos: Ensino Fundamental II completo e idade mínima de 16 anos
Inscrições: https://tinyurl.com/ycvmpjfc
Curso de Logística
O curso de Logística tem como objetivo capacitar os participantes para atuar no setor, abordando conceitos e práticas fundamentais para a tomada de decisões. O conteúdo inclui cadeia logística, logística integrada, modais de transporte, rotinas administrativas e financeiras, noções de logística internacional, além do desenvolvimento de soft skills.
A área de logística é essencial para o funcionamento das empresas, envolvendo planejamento, organização, transporte, armazenagem e controle de processos, com foco na eficiência operacional e na redução de custos.
As aulas têm início previsto para o dia 16 de março de 2026, de segunda a sexta-feira, no Colégio Eduvale.
Carga horária: 70 horas
Público-alvo: Jovens e adultos de 25 a 59 anos
Inscrições: https://tinyurl.com/yc5k8s7k
Curso de Gestão de Pessoas
O curso de Gestão de Pessoas apresenta os principais conceitos e práticas da área, considerada estratégica dentro das organizações. A capacitação aborda rotinas de Recursos Humanos, avaliação de desempenho, treinamento, benefícios, desenvolvimento de equipes e soft skills, preparando os participantes para atuar no setor ou iniciar uma nova trajetória profissional.
O início das aulas também está previsto para o dia 16 de março de 2026, com encontros de segunda a sexta-feira, no Colégio Eduvale.
Carga horária: 70 horas
Público-alvo: Jovens e adultos de 25 a 59 anos
Inscrições: https://tinyurl.com/rtrr85w8
Qualificação profissional como prioridade
Com vagas limitadas e certificação reconhecida nacionalmente, os cursos representam uma importante oportunidade de inserção ou recolocação no mercado de trabalho. A formação gratuita, aliada à credibilidade de instituições como o Senac e o SEST/SENAT, garante alinhamento às exigências atuais do mercado.
A qualificação profissional segue como uma das prioridades da administração municipal, que investe em ações voltadas à geração de emprego, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico sustentável, preparando a população para um mercado cada vez mais competitivo.









