A Estância Turística de Olímpia dará mais um importante passo no fortalecimento da cultura popular brasileira ao firmar parceria inédita com Parintins - Amazonas. Nesta semana, autoridades olimpienses embarcam para o norte do país, em uma viagem que integra as ações do convênio de cooperação cultural, que será firmado entre os dois municípios na ocasião, fomentando o intercâmbio cultural entre a Capital Nacional do Folclore e a Capital do Boi-Bumbá, duas cidades reconhecidas pela preservação e valorização das tradições populares brasileiras.
O convênio estabelece a cooperação entre os municípios para incentivar a participação institucional em eventos oficiais, compartilhar experiências na organização de festivais e estimular o turismo cultural, como o Festival Folclórico de Parintins, reconhecido internacionalmente, que será visitado pelo executivo de Olímpia.
A comitiva olimpiense, que embarca nesta quarta-feira, dia 24 de junho, será composta pelo prefeito Geninho Zuliani, pelo vice-prefeito Dr. Márcio Iquegami, pela secretária municipal de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, e pelo secretário municipal de Turismo, Beto Puttini. A agenda institucional tem como objetivo fortalecer os laços construídos a partir da visita da secretária de Cultura de Parintins, Rozenilce Santos, realizada em Olímpia no início deste ano, além de atender ao convite oficial encaminhado via ofício pelo prefeito de Parintins, Mateus Assayag.
A aproximação entre os municípios representa uma oportunidade histórica de integração entre duas das maiores manifestações culturais do país. De um lado, Olímpia, responsável pelo tradicional Festival do Folclore (FEFOL), que há mais de seis décadas preserva e difunde as tradições populares brasileiras; de outro, Parintins, reconhecida internacionalmente pelo espetáculo dos bois Caprichoso e Garantido, que atrai milhares de visitantes todos os anos e se tornou um dos maiores eventos culturais do Brasil.
Durante a programação, a comitiva olimpiense acompanhará as apresentações, conhecerá de perto a estrutura organizacional do festival e participará de agendas institucionais voltadas à troca de experiências e ao desenvolvimento de futuras ações conjuntas. A iniciativa integra o acordo de cooperação firmado entre as cidades, que prevê a realização de intercâmbios culturais, seminários, oficinas, apresentações artísticas e ações de promoção institucional mútua, fortalecendo a preservação do patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Para o prefeito Geninho Zuliani, a assinatura do convênio e a participação no Festival de Parintins simbolizam a união de duas cidades que compartilham o mesmo propósito de manter vivas as tradições populares. “Estamos construindo uma ponte cultural entre duas referências nacionais do folclore brasileiro. Essa aproximação amplia horizontes, fortalece nossas políticas públicas e proporciona uma rica troca de conhecimentos, experiências e vivências que certamente contribuirão para enriquecer ainda mais o Festival do Folclore de Olímpia”, destacou.
A participação da delegação olimpiense reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento social, turístico e econômico. A iniciativa também consolida Olímpia como um importante polo de preservação das manifestações populares, ampliando sua projeção nacional e fortalecendo a missão de conectar diferentes regiões do país por meio da riqueza e da diversidade da cultura brasileira.