24 ABR 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Terno de Congada Chapéu de Fitas é atração do “Museu Vivo” nesta quinta

O Terno de Congada Chapéu de Fitas, um dos grupos folclóricos mais tradicionais da Estância Turística de Olímpia, se apresentará nesta quinta-feira, dia 26, no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, a partir das 20 horas. Esta será a segunda atração do “Museu Vivo”, projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

A congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Folguedo bastante antigo, constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.

Seu enredo trata basicamente de três temas: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta do imperador Carlos Magno contra as invasões mouras.

O projeto “Museu Vivo” teve início no dia 23 de março, com a participação da Dança de São Gonçalo. O objetivo é incentivar as manifestações folclóricas de raiz da Estância Turística de Olímpia.

A proposta é realizar apresentações dos grupos folclóricos da cidade, além de uma exposição, montada pelos participantes, contendo todos os elementos usados por cada dança e grupo folclórico. A atividade será desenvolvida uma vez por mês, até julho deste ano.

“Com esse projeto o Museu ganha cor, movimento e som com a presença das folias de reis, congada de fitas, terno de Moçambique e catira. Além de apresentações de danças, os dirigentes dos grupos folclóricos vão explicar sobre a cultura de cada um, contar suas histórias, relatar suas tradições e ainda explicar todos os paramentos, vestimentas e símbolos utilizados durante as manifestações folclóricas”, explica a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali.

Cinco grupos compõem a programação do evento. Todas as atrações são gratuitas. O Museu fica na Rua David Oliveira, 89 - Centro.

Confira a programação completa: