09 ABR 2018
EDUCAÇÃO
Professores do Ciclo II participam de Mostra Pedagógica de Experiências Exitosas

Integrando as atividades das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), professores do Ciclo II participaram, na última quinta-feira (5), de uma Mostra de Experiências Exitosas sobre a Produção Textual e Leitura com Gêneros Textuais através de Sequências Didáticas.

O objetivo da ação é o de reconhecer, cooperar e dar visibilidade às práticas que ocorreram em sala de aula pelos professores do Ciclo II no ano de 2017, que envolvem colaboração, significado, criatividade, inventividade na construção de processos de aprendizagem.

O Ciclo II reúne 100 profissionais entre Supervisor, Coordenador Técnico-Pedagógico, Professores Coordenadores, Professores da Base Nacional Comum, Professores do Período Complementar e Professores Auxiliares.

O produto dessa devolutiva, a coletânea de experiências composta por narrativas reflexivas de boa parte das vivências registram os desafios, dificuldades, emoções e afetações mútuas de cada um dos que dela participaram, sendo cada professor o mediador das práticas de seus alunos, promovendo aprendizagens ativas e significativas possibilitando ao aluno seu protagonismo.

Neste contexto, são reconhecidos e valorizados os saberes prévios dos docentes e os conhecimentos e as soluções, por eles construídos, por meio de suas vivências e experiências com as Sequências Didáticas, em resposta aos desafios próprios de cada sala de aula, e complexidade do trabalho desenvolvido, exercendo seu papel no processo de ensino-aprendizagem.

Assim, esta mostra foi construída a partir de um importante movimento: reconhecer o que os professores fazem na Educação e os avanços nas aprendizagens dos discentes. Nesta perspectiva, é proposto que estas experiências sejam valorizadas, no sentido de que possam se tornar visíveis, compartilhadas e potencializadas.

A HTPC é promovida pela secretaria de Educação, sob a coordenação da secretária Maristela Meniti, Equipe da Supervisão representada por Maria Aparecida Pagliarini e Oficina Pedagógica representada pelas Coordenadoras Técnico-Pedagógica Carmem Silvia Madureira e Taíse Renata da Cruz. A equipe demonstrou satisfação com o esforço e a dedicação dos professores envolvidos pela forma crítica, significativa e ética que lidam com o trabalho.

Professores representantes das escolas:

EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira: Márcio José Capellari.

EMEB Jardim Hélio Cazarini: Ana Valéria da Silva Gil.

EMEB Joaquim Miguel dos Santos: Éllen Adriany Oliveira Gomes, Carina Perpétua Caputo Baiochi e Elaine Cristina de Assis Neves.

EMEB Professor José Sant’Anna: Alexandra da Silva Matos.

EMEB Professor Maurício César Alves Pereira: Miriam Cristina Castro e Andréia Patrícia Cazarine.

EMEB Professor Reinaldo Zanin: Michelli Cristina Lopes Magro, Gizeli Cristina Colucci Alizon e Simoni Cristina Becerra Franco.

EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca: Camila Aparecida dos Santos Oliveira e Karen Bianca Costa.

EMEB Santo Seno: Débora Cristina Bassi e Mônica Fabiana Perpétua Crepaldi André.

EMEB Theodomiro da Silva Melo: Patrícia Cristina Aguerri Degásperi Gemignani e Denise Degásperi Callegari.

EMEB Washington Junqueira Franco: Kelly Cristina Bronstein.