05 ABR 2018
Secretários prestam contas sobre andamento das obras da EMEB Joaquim Miguel

Com o objetivo de tranquilizar pais de alunos e esclarecer as medidas que estão sendo tomadas para resolver problemas antigos da EMEB Joaquim Miguel dos Santos, a secretária de Educação, Maristela Meniti, e o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Luís Biagi, se reuniram com os familiares dos estudantes, no pátio da unidade, na noite de quarta-feira, dia 04.

O encontrou contou com a presença da diretora da unidade, Mara Gonini Righetti, da supervisora de Ensino, Luciana Diniz, funcionários da escola e cerca de 60 pais ou responsáveis.

O foco foi garantir aos pais o comprometimento da Administração Municipal com a segurança das crianças, explicando as obras que já foram realizadas e também o andamento da reforma.

A secretária de Educação, Maristela Meniti, que está acompanhando cotidianamente os trabalhos executados na unidade, prestou contas sobre as questões levantadas pelos pais em outra reunião ocorrida na última semana.

Segundo a responsável pela pasta, a escola que possui 55 anos de existência, está passando por obras na rede elétrica para corrigir problemas que se arrastam há anos e reforçar a capacidade de operação, o que possibilitará ainda a instalação futura de 43 aparelhos de ar-condicionado para proporcionar mais conforto aos alunos e funcionários.

Ressaltou ainda que a empresa responsável pelas obras está agilizando os serviços para concluídos em um prazo menor e que as aulas da instituição não terão a necessidade de ser suspensas, uma vez que as áreas de atuação estão sendo isoladas para evitar o contato dos alunos.

Outra questão abordada foi com relação ao abastecimento de água. Sobre o fato, a secretária apresentou aos pais o laudo da Daemo Ambiental que aprova a qualidade da água como potável e apropriada para o consumo. Os secretários falaram também sobre a troca do encanamento dos bebedouros e sobre as obras de instalação da nova caixa d’água da escola, que ampliará a capacidade de abastecimento e aumentará a reserva de incêndio, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros.

Ainda sobre as obras, já foram solicitados também os reparos no telhado da quadra da escola, bem como está sendo orçada a instalação de proteção contra pombos.

O secretário de Obras, Luís Biagi, ressaltou que o fato das obras terem sido iniciadas em março representa que o assunto já estava sendo tratado há meses, considerando o prazo para realização das licitações. Dessa forma, aproveitou a oportunidade para explicar os processos burocráticos e os prazos que precisam ser respeitados por lei como a autorização da CPFL para utilização da nova rede de energia, solicitando a compreensão dos pais, mas garantindo que todas as gestões possíveis para acelerar a conclusão estão sendo feitas.

Sobre a transferência dos alunos da EMEB Professor Eugênio Zaccarelli, a secretária Maristela esclareceu que o telhado da unidade precisa ser trocado e que, para realização das obras, os alunos serão levados temporariamente para a EMEB Joaquim, por ficar na mesma área e ter capacidade de comportar o número de alunos das duas escolas. Ressaltou ainda que todas as medidas têm sido tomadas para não prejudicar as crianças.

É importante lembrar que as obras de manutenção serão realizadas em 15 unidades escolares com um investimento de mais de R$ 500 mil em recursos próprios com o intuito de melhorar a estrutura dos prédios e evitar novos danos, eliminando problemas que decorrem há muitos anos e garantindo mais segurança aos alunos.

Durante a reunião, os secretários responderam dúvidas dos pais e se colocaram à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. “Quero reforçar que tudo o que está acontecendo nessa unidade já estava programado. Nós pensamos sim em cada aluno da rede municipal, que possui mais de 5 mil crianças. Estou aqui como secretária de Educação, responsável por toda a rede do município, e falo também em nome do prefeito Fernando Cunha porque a Educação é uma preocupação dele e de toda a cidade. Agradeço a presença e entendo a preocupação com os filhos de vocês. É assim que nós vamos criar bons cidadãos e ter uma educação de qualidade”, concluiu a secretária Maristela Meniti.