27 DEZ 2017
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Social realiza encontros de socialização com as famílias atendidas pelo município

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, durante o mês de dezembro, realizou em todos os equipamentos sociais, encontros de socialização com as famílias atendidas nos programas, projetos, serviços e benefícios, que compõem a rede de proteção social básica e especial.

Ao todo, a equipe do social promoveu 12 encontros com intuito de integrar as famílias participantes dos programas, reforçando o exercício de direitos sociais básicos, ampliando o universo de conhecimento e promovendo autoestima. Além disso, buscou desenvolver a capacidade das famílias em superar as situações de vulnerabilidade, de risco e/ou exclusão social, fortalecendo o vínculo familiar e comunitário dos atendidos pela politica pública de assistência social.

Os encontros iniciaram no dia 12 de dezembro, com a realização de um amigo secreto de socialização no núcleo da assistência no distrito de Baguaçu e um encontro das famílias atendidas na unidade II do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Já no dia 18, os adolescentes dos programas sociais do CRAS II realizaram um amigo secreto, como forma de fortalecer os vínculos entre os participantes, estreitando mais os laços entre todos.

No dia 13, a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e os usuários se reuniram no Centro de Convivência do Idoso “Hércules da Silva Rego” para comemorar as ações e estimular a interação entre as famílias. Os idosos dos núcleos da Terceira Idade também fizeram um grande encontro com a participação de aproximadamente 600 idosos, no dia 14, no Salão de Festas da APAE. Os núcleos participaram de um jantar dançante. Já os idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso fizeram encontro natalino no dia 19. No mesmo dia, no Centro de Convivência do Idoso, os participantes do programa Construindo Laços/Sopa participaram de um almoço de socialização e avaliação do programa. Na ocasião, abordou-se a importância do novo programa implantado como complementação alimentar/sopa, que atende aproximadamente 320 idosos, nos CRAS e núcleos.

No dia 15, foi a vez dos usuários do CRAS I se reunirem com a equipe do social e os profissionais da unidade. Já no dia 18, o CRAS III foi palco de um grande encontro entre os usuários dos programas, projetos e serviços desta unidade, integrado com os usuários e os membros do Centro de Referência da Infância e Juventude. Já os usuários da Casa de Passagem e da Casa de Acolhimento realizaram seus encontros nos dias 21 e 22 respectivamente.

A equipe da secretaria de Assistência Social reuniu-se, no dia 20, no Salão de Festas da APAE. De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, que esteve presente em todos os encontros, os cidadãos participaram efetivamente em todos os equipamentos sociais. “Os encontros foram de muita socialização, avaliação sobre os avanços e desafios impostos pela execução da politica pública de assistência social. Fizemos um agradecimento especial ao Prefeito Fernando Cunha pelo comprometimento com a inclusão social e garantias de direitos”, aponta a secretária.

A secretária Cristina Reale e o Prefeito Fernando Cunha também tiveram oportunidade de agradecer a toda equipe que contribuiu na execução da politica pública, por meio da rede de proteção social.

“Desde que iniciamos o ano, a Assistência Social tem se empenhado em garantir qualidade de vida ao munícipe, promovendo a cidadania e sua inclusão social com cursos, oficinas, serviços de fortalecimento de vínculos, programa de atenção integral a família, projetos e benefícios garantidos. Preconizamos o desenvolvimento social de nosso povo, atuando na redução das questões sociais, como compromisso de uma Olímpia melhor para todos, sempre”, explica Cristina Reale.

27/12/2017