06 OUT 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Projeto Viagem Literária é sucesso na Biblioteca do CEUs

O Projeto Viagem Literária, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, continua a todo vapor. Coordenado pela diretora de Cultura, Tânia Gottardi, e pela bibliotecária Maria do Carmo Passi, o programa visa fortalecer as ações de leitura e escrita desenvolvidas em parceria com as escolas municipais e estaduais que visitam sempre a Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEUs.

As atividades desenvolvidas incluem contação de histórias, considerando os gêneros textuais em estudo, as preferências literárias  dos alunos e o aperfeiçoamento da sua proficiência leitora.

O principal objetivo do Viagem Literária é que, a partir de encontro com os escritores, sejam desenvolvidas com os leitores atividades que envolvam pesquisas sobre a biografia e obra do autor, também seleção de livros no acervo da Biblioteca, realização de  diversas leituras, produção de textos e elaboração de produto final para apresentação na Semana Literária.

O projeto, que teve início em março, será encerrado dia 29 de novembro, no teatro do CEUs, com grande encontro de coordenadores de cultura da região.

“Os resultados indicam que este trabalho favorece a compreensão de diferentes gêneros literários e recursos linguísticos, o fortalecimento do comportamento do leitor, o aprimoramento do gosto literário, assim como a ampliação das competências leitora e escritora dos leitores frequentadores da Biblioteca”, explica Maria do Carmo.

Em 2017, os autores escolhidos priorizados foram os desenvolvidos pelos autores do encontro como: Eva Furnari, Ana Maria Machado, Ilan Brenman, Tatiana Belinky e Ricardo Azevedo.

06/10/2017
Projeto Viagem Literária é sucesso na Biblioteca do CEUs