28 AGO 2017
Educação participa de audiência em SP sobre Base Nacional Comum Curricular

Milhares de profissionais da Educação estiveram reunidos na última sexta-feira (25), na capital paulista, para participar da 4ª Audiência Pública que discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Estância Turística de Olímpia foi representada pela secretária de Educação, Maristela Meniti, e pela equipe da supervisão e oficina pedagógica da secretaria.

Durante o evento, os participantes apresentaram propostas sobre os temas que envolvem a reformulação do sistema de ensino, como a sugestão de implantação de disciplinas como Educação Financeira, Tecnologia, Inovação, Computação e hábitos saudáveis de vida. Além disso, os envolvidos puderam apresentar sugestões de mudanças no conteúdo das disciplinas básicas já aplicadas como Matemática, Geografia, História e Educação Física.

Segundo o Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, estabelecendo os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao logo da escolaridade básica, contribuindo para construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Ao todo, serão realizados cinco encontros organizados pelo Conselho Nacional de Educação, órgão normativo responsável por avaliar a proposta da BNCC e elaborar o projeto de resolução que se transformará em legislação nacional.

Já foram realizados encontros em Manaus (AM), Olinda (PE) e Florianópolis (SC). A próxima audiência está marcada para o dia 11 de setembro, em Brasília, data em que se encerra o recebimento de propostas e documentos que serão encaminhados ao CNE.