26 JUN 2017
Olímpia participa de Encontro Regional sobre Sífilis

Profissionais de saúde e educação da Estância Turística de Olímpia participaram na última quinta-feira, 22 de junho, do 1º Encontro Regional sobre Sífilis, realizado na Faculdade Barretos, em Barretos. O evento foi realizado pelo GVE - Grupo de Vigilância Epidemiológica 14, em parceria com as secretarias municipais de Saúde de Olímpia, Barretos e Bebedouro.

Durante o encontro, a enfermeira Leila Levy, do GVE 14, apresentou números da Sífilis na região. Dos dados apresentados, Olímpia, até maio de 2017, já registrou seis casos de sífilis em gestantes. Já em casos de sífilis congênita (que passa da mãe gestante para o bebê), até maio foram registrados sete casos. E sífilis adquirida, Olímpia registrou nove casos até maio deste ano.

Após a apresentação dos dados, o palestrante Dr. Roberto José Carvalho da Silva, médico urologista, explicou sobre a doença, bem como sobre a transmissão, classificação, manifestação clínica, como fazer o diagnóstico, tratamento da doença, entre outros. “Existem outras feridas que podem ser confundidas com a sífilis e não são. Por isso, é importante ficar atento às formas de manifestação da doença para o tratamento correto”, disse o médico.

Para encerrar o evento, Dr. Valdir Monteiro Pinto, do Centro de Referência e Treinamento IST/AIDS-SP, abordou o tema Sífilis na Gestação e Congênita. No uso da palavra, o médico falou da importância do tratamento correto nas gestantes e explicou sobre o diagnóstico laboratorial e os seus resultados.

Para a diretora da Vigilância em Saúde de Olímpia, Jaqueline Marília Pereira Barbosa da Silva, o evento foi muito produtivo. “O país vem se deparando com um grande número de casos e o município está preparado para combater a doença. Diagnóstico precoce e tratamento adequado são as estratégias que o município está aderindo para o controle e eliminação da doença”, disse.

SÍFILIS

Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. O uso correto e regular da camisinha masculina ou feminina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento da gestante durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Alguns sintomas e sinais de sífilis primária são: Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Já na sífilis secundária os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento da ferida inicial e após a cicatrização espontânea, além de manchas no corpo, principalmente, nas palmas das mãos e plantas dos pés. E a sífilis terciária pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção, e costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.