21 JUN 2017
Atualização cadastral do Bolsa Família e Cadastro Único continua até dia 30

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, está convocando os beneficiários do programa Bolsa Família para a atualização cadastral para evitar o bloqueio do beneficio. Além destes, as famílias que também estão com dados do Cadastro Único defasados devem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima e efetuar a atualização cadastral como, por exemplo, a mudança de endereço.

De acordo com a secretaria, para receber o Bolsa Família é necessário cumprir algumas condicionalidades na Educação (frequência escolar) e na Saúde (atualização da carteira de vacinação e pesagem). A condicionalidade de frequência escolar já está regularizada, com 97% dos dados preenchidos, porém as condicionalidades da saúde precisam ser atualizadas. “Em janeiro estávamos com os cumprimentos das condicionalidades da saúde em 17%, e até agora conseguimos subir para 51%, mas a nossa meta, até 30 de junho, é atingir 70% de cumprimentos das condicionalidades da saúde”, disse a secretária de Assistência Social, Cristina Reale.

A condicionalidade da saúde consiste no acompanhamento das crianças menores de 7 anos e/ou gestantes com idade entre 14 e 44 anos pelas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, os pais ou responsáveis, assim como as gestantes, devem comparecer na UBS mais próxima de sua residência para fazer a pesagem e atualização da carteira de vacinação. “É importante comparecer na UBS para que haja um acompanhamento no desenvolvimento das crianças. Além disso, o não comparecimento das famílias nas UBS pode trazer como consequência o bloqueio do benefício”, afirmou a secretária.

A secretaria de Assistência Social orienta para que toda vez que houver alguma alteração em qualquer dado do beneficiário é necessário comparecer em alguma unidade do CRAS e comunicar as alterações. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com qualquer unidade do CRAS, das 8h às 16h, na Av. Constitucionalista, s/n - Santa Ifigênia (CRAS I - (17) 3281-6204); na Rua Virgílio Fioroto, 362 - CDHU I (CRAS II - (17) 3279-8306); e na Rua Mário Riscali, 205 - Jardim Luiza (CRAS III - (17) 3280-4690).