12 JUN 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Confirmado o primeiro grupo do 53º Festival do Folclore

A Comissão Organizadora do 53º Festival do Folclore de Olímpia confirmou hoje, 12, o primeiro grupo participante da festa, que será realizada de 5 a 13 de agosto, na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna”. Trata-se do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, de Campina Grande, na Paraíba, que retorna a Olímpia depois de quatro anos. O Acauã já esteve no festival em três ocasiões. Sua última participação foi em 2012.

O convite e a ficha de inscrição para o grupo participar do evento foram enviados pela Comissão Organizadora ao representante do Acauã, o coreógrafo Roberto Gomes. Na semana passada, foram enviados ao grupo o regulamento de participação e declaração de confirmação, documentos que foram preenchidos, assinados e devolvidos à Comissão.

Cerca de 20 grupos de outros Estados já convidados preencheram a ficha de participação. Porém, a Comissão Organizadora aguarda que todos mandem a declaração assinada garantindo presença no evento.

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba, foi fundado em 1º de maio de 1986, em Campina Grande (PB). A agremiação apresenta os espetáculos "Raízes do Brasil" e "É Carnaval", além de muitos outros, com a finalidade de difundir de forma primordial a cultura brasileira, com seus costumes, danças e músicas tradicionais regionalistas.

O Acauã da Serra participou de diversos festivais internacionais de folclore na Europa e no Brasil, regionais e locais, a convite do CIOFF e PRO-LOCO. Em Agrigento, na Ilha da Sicília, na Itália, esteve na abertura do Mundial de Ciclismo, realizado no dia 27 de agosto de 1994. Em Marconia, também na Itália, recebeu o prêmio de 1º lugar no Festival Italiano de Folclore. Em 2000 foi primeiro colocado no Troféu Imprensa da Paraíba, promovido pelo Sindicato Profissional dos Jornalistas do Estado. O grupo é formado atualmente por 44 componentes, entre dançarinos, vocalistas e direção.

O Acauã chegará em Olímpia no dia 5 de agosto, para a abertura da festa, e voltará para a Paraíba no dia 8. Além de apresentações nos dois palcos do Festival do Folclore, o grupo ainda participará da peregrinação pelas ruas do centro da cidade, visita ao Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” e do Minifestival do Folclore.