22 MAR 2017
Preservação da água é tema de atividades com crianças nas escolas

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, com o propósito de chamar a atenção e incentivar a conscientização da população sobre a preservação do bem mais precioso e essencial da vida.

Para marcar a importância do dia, o tema foi trabalhado com os alunos da rede municipal de ensino. Na EMEB “Valentina Toazza”, as crianças do Jardim I, com faixa etária de 4 anos, participaram da atividade da “Gotinha". Os alunos aprenderam dicas para economizar água nas funções do dia a dia e, ao final, os pequenos pintaram um desenho de gota d’água e colaram em um painel, simbolizando uma torneira aberta que representa a mensagem “Água, sabendo usar não vai faltar!”.

Atividades musicais fizeram parte das comemorações da data. Os alunos aprenderam o tema da preservação com a canção infantil “Água”, da Turminha do Tio Marcelo.

A música estará presente ainda nas ações do Dia Mundial da Água em outra escola. Na sexta-feira (24) de manhã, após o tradicional culto à bandeira, os alunos da EMEB “Prof. Maurício César Alves Pereira” estão programando uma apresentação cultural e musical para celebrar o dia.

Além dessas ações pontuais, a temática do meio ambiente é trabalhada continuamente no ensino municipal. Por meio da parceria entre a secretaria de Educação e a Daemo Ambiental, os alunos do 4º ano conhecem e aprendem a importância do processo de tratamento de água e esgoto com o objetivo de reaproveitar os recursos de maneira sustentável e segura.

Já os alunos do 5º ano, trabalham a necessidade da preservação da água para todos os seres vivos na prática, participando do programa “Visita à nascente do Córrego Ribeirão Olhos D’Água”, rio que corta a Estância Turística de Olímpia.

22/03/2017
Preservação da água é tema de atividades com crianças nas escolas