15 MAR 2017
Escolas passam por adequação da merenda para evitar desperdício

Três escolas da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia, que atendem alunos em período parcial, estão passando por adequação na merenda oferecida. A medida, segundo a secretaria de Educação, foi baseada na constatação de que os alunos não consumiam completamente as refeições o que, consequentemente, vinha gerando desperdício de alimentos. O fato também foi verificado por meio de um levantamento da secretaria de Administração que identificou significante desperdício.

A alteração atinge apenas 538 crianças da pré-escola (4 e 5 anos), dos quase seis mil alunos da rede. As escolas que passam pela mudança são a EMEB “Prof. Eugênio Zaccareli”, EMEB “Profª Therezina Lopes de Melo Vicente” e EMEB “Thiago Felício Sant’anna”.

Antes da adequação, as unidades escolares serviam fruta às 7h e almoço às 9h, para os alunos da manhã, e, para as crianças da tarde, almoço às 14h30 e fruta às 17h. Já com a adequação, as escolas estão servindo fruta às 7h e lanche às 9h30 e, à tarde, lanche às 14h50 e fruta às 17h.

O lanche é composto por pão de leite com carne moída, frango ou salsicha e suco e, uma vez por semana, é servido bolo com leite e achocolatado.

“Devido ao horário das refeições, que respeitam o período de aula, muitos alunos não consumiam totalmente os alimentos servidos, o que gerava grande desperdício. Por isso, fizemos a alteração para o lanche e o novo cardápio tem sido muito mais aprovado pelos alunos”, explica Maristela Meniti, secretária de Educação.

A adequação foi elaborada por nutricionistas, garantindo que a mudança não gere qualquer prejuízo nutricional aos alunos. Além disso, mesmo com a alteração, o município continua oferecendo quantidade de alimentos superior à exigida pelas normas vigentes.

As nutricionistas também acompanham a implantação da adequação que, até o presente momento, tem apresentado boa aceitação das crianças e aprovação dos pais, segundo informaram os diretores das escolas participantes.

Para os pais que estão com dúvidas, as escolas e os profissionais estão se disponibilizando a realizar reuniões para esclarecer as mudanças, que têm sido compreendidas.

Nas demais unidades de creches, nas escolas de ensino fundamental e nas escolas estaduais de ensino médio, que atendem em período integral ou misto (parcial e integral), a refeição “almoço” continua sendo oferecida sem alterações.