16 JAN 2017
Mais de 300 exames estão disponíveis para retirada no ARE

Cerca de 300 exames de Raio-X estão com os laudos prontos e podem ser retirados na recepção do Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (Postão). Os exames foram realizados ano passado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, devido à alta demanda, ainda não haviam sido concluídos. Periodicamente, os exames são entregues ao ARE.

Os pacientes que forem retirar os exames devem comparecer no ARE munidos do protocolo do Raio-X ou com o R.G. A retirada é feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com a Secretária de Saúde, Lucinéia dos Santos, a ação de agilizar os laudos atrasados busca promover um melhor atendimento aos pacientes.

“Com os laudos dos exames os pacientes podem continuar o tratamento e ter ciência da gravidade ou não da lesão. Além disso, eles têm conhecimento do real diagnóstico”, explica Lucinéia.

Retirada de Exames

A Secretaria de Saúde solicita aos pacientes, que não retiraram os exames realizados na rede, que procurem o ARE ou as UBS’s para buscar os exames e ter conhecimento dos laudos. Segundo Aline Roberta de Abreu, Chefe de Setor do Ambulatório de Referência, vários pacientes ainda não retiraram exames que são realizados mediante solicitação médica, de acordo com as necessidades do paciente e estão arquivados.

Os resultados retornam ao posto de origem da consulta e ficam à disposição dos pacientes na recepção das Unidades de Saúde e também do ARE. “Nas UBS’s o maior número de exames arquivados são os de Mamografia e Papanicolau, já no ARE os de sangue e urina são os que mais aguardam a retirada”, salienta Aline.

O paciente faz o exame, recebe uma guia de retirada, constando nome e data em que o fez. Caso não busque no prazo e perca a guia de retirada, precisa apresentar um documento para efetuar a retirada.