18 JUN 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Paraná completa a região sul do Brasil presente no 54º Festival do Folclore

O Estado do Paraná também terá vez, voz e muito gingado no 54º Festival do Folclore de Olímpia. O Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança, de Maringá, estará novamente na festa, que este ano acontece de 4 a 12 de agosto, na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”.

Fundado em agosto de 1986, o Grupo Fogança, da Universidade Estadual de Maringá, é pesquisador das manifestações folclóricas e populares dos cantos e danças brasileiras, sendo pioneiro no Paraná. Nestes 30 anos de pesquisas, reprodução e difusão das manifestações, o Fogança já se apresentou em quase todos os estados brasileiros em eventos culturais, educacionais, festivais de dança estaduais, nacionais e internacionais, entre eles o Festival Internacional de Olímpia, Festival Internacional de Passo Fundo, Festival Universitário da América Latina da cidade de Trujilo / Peru e Festival Internacional de Dijon / França e Jaca / Espanha e Chile.

Este é o terceiro Estado do sul do país confirmado no Festival do Folclore de 2018. A Comissão Organizadora da festa já anunciou dois grupos gaúchos: o CTG - Centro de Tradições Gaúcha “Lalau Miranda”, de Passo Fundo, que vem ao Fefol pela segunda vez, e o Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”, de Porto Alegre, que estreia esse ano no Recinto do Folclore.

Da mesma região também vem a Associação Folclórica “Boi de Mamão do Pantanal”, de Florianópolis, Santa Catarina. O grupo tem mais de 50 anos de tradição e já se apresentou anteriormente nos palcos do Fefol. Em seu espetáculo, interpreta a dança do boi de mamão e sua ressurreição.

O EVENTO

A Estância Turística de Olímpia, Terra de Águas Quentes e oficialmente reconhecida como Capital Nacional de Folclore, pela Lei Federal nº. 13.566/2017, realiza no mês agosto, mês do Folclore, sua festa maior, recebendo grupos de todas as regiões do Brasil, que mostram sua cultura por meio de músicas, danças, artesanato e culinária, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore).

Em sua programação constam, além de danças e folguedos folclóricos, palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas, peregrinações pela cidade e muito mais.