As escolas da rede municipal da Estância Turística de Olímpia que atendem alunos de quatro meses a três anos, modalidade creche, encerraram o primeiro semestre do ano com apresentações referentes ao projeto “A Arte de Contar Histórias”, trabalhado anualmente com objetivo de que alunos conheçam contos de fadas.
Durante a culminância do projeto, os alunos realizaram uma apresentação teatral das histórias aprendidas de forma lúdica e prazerosa, proporcionando a internalização do conto trabalhado e a possibilidade de os pais assistirem os filhos tão pequenos apresentarem brilhantemente a história abordada na escola.
A ação, que representa o primeiro contato das crianças com a leitura, propicia, de forma prazerosa, o desenvolvimento da imaginação, criatividade e resolução de conflitos. Por isso, o trabalho realizado nas Creches do munícipio objetiva um trabalho com histórias acompanhado de alegria, entusiasmo, diversão, ludicidade e aprendizagem.
São apresentadas e trabalhadas com os alunos duas histórias ao longo do ano letivo, sendo uma em cada semestre. Os professores utilizam variadas metodologias para envolver os alunos, utilizando diversos recursos como: fantoches, aventais e luvas personalizadas, livros, teatros de sombra, desenhos, pintura, professor contador de histórias (os professores se caracterizam dos personagens) colagem e leitura de livros.
PROJETO “A CRIANÇA E AS TRADIÇÕES CULTURAIS”
Também durante o primeiro semestre é realizado com os alunos da Modalidade Creche – Período Integral (12h às 17h) o Projeto “A Crianças e as Tradições Culturais”, que tem por objetivo despertar o interesse pela cultura do país e demais tradições, aprendendo que a manifestação cultural é a expressão mais forte do modo de viver de cada grupo social.
No decorrer do desenvolvimento do projeto, os alunos trabalham contos, cantigas de roda, jogos, brincadeiras, e diversas festividades e comemorações importantes, como o Carnaval, que é a festa maior do país. Assim, conhecem marchinhas carnavalescas, os diferentes tipos de desfiles, confeccionam máscaras e se divertem no bailinho de carnaval.
Também trabalham a cultura circense, em que os alunos entram em contato com a alegria do circo, conhecendo seus profissionais como palhaço, malabarista, equilibrista, mágicos entre outros, por meio de brincadeiras lúdicas e apresentações proporcionadas pelos professores.
Outro tema abordado é a cultura indígena, sobre a qual são desenvolvidas com alunos atividades sobre a forma de viver do índio, suas moradias, vestimentas, alimentação e objetos do seu cotidiano, por meio de pinturas, colagens, apreciação de imagens e vídeos e confecção de materiais. As festas juninas e folclore também são explorados com as crianças, abordando as características do povo caipira, músicas, danças, degustação de comidas típicas como bolo de milho, pipoca, paçoca, contação de lendas, trava línguas, resgate de brincadeiras e jogos.
A Culminância do Projeto ocorre no mês de junho, com exposição das atividades realizadas pelos alunos e apresentação de músicas e danças dos temas abordados na comunidade escolar.
Os projetos são acompanhados pela coordenadora Técnico Pedagógica Modalidade Creche, Gislene Carolina Biggue Ferreira, e da supervisora de Ensino, Luciana Maria Morales Nunes Alves Teixeira.