18 JUL 2018
SAÚDE
Ação de prevenção à Tuberculose será realizada neste sábado na UBS Santa Ifigênia

Visando sensibilizar a população da Estância Turística de Olímpia sobre a importância da prevenção e do diagnóstico para o tratamento da Tuberculose, a secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoverá neste sábado, dia 21, a Campanha de Combate à doença.

A ação consistirá na realização do exame de escarro e orientação do paciente sobre a importância do tratamento em caso de suspeita de tuberculose.

Os profissionais do CTA estarão na Unidade Básica de Saúde Clodoaldo Martins Sarti (Santa Ifigênia), das 8h às 16h. Na oportunidade, serão explicados os sintomas, como identifica-los e o que deve ser feito no tratamento.

A tuberculose tem como sintomas característicos febre acima de 38 °C somente no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, expectoração com sangue, dor torácica e perda de peso.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o tratamento é oferecido gratuitamente e a cura leva aproximadamente seis meses.

“O nosso intuito é demonstrar que a doença tem cura e que não procurando um medico o paciente pode vir a óbito. Durante o tratamento o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento”, explica Marcos.