18 JUL 2018
CONTROLADORIA
Servidores recebem certificação de programa de gestão do Instituto Aquila

Após pouco mais de um semestre de qualificação, servidores municipais da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia concluíram o Curso de Formação de Servidores, oferecido em parceria com o Instituto Aquila.

Para marcar o encerramento, foi realizada uma cerimônia de premiação e certificação, na noite dessa terça-feira (17), na Casa da Cultura, com a presença do prefeito Fernando Cunha, do vice Dr. Fábio Martinez, dos vereadores Marcão Coca e Luiz Salata, do diretor da Escola de Gestão do Aquila, Paulo Coimbra, do coordenador do projeto, Afonso Valle, da controladora do município e líder do projeto, Sandra Lima, da secretária de Finanças, Mary Brito, e demais secretários municipais, além dos funcionários públicos envolvidos e seus familiares.

A capacitação foi desenvolvida por meio do Programa de Gestão e Resultados, no qual foram ministradas aulas teóricas sobre o método PDCA, que consiste em identificar oportunidades, analisar fatos e dados e suas causas raízes, definir metas desafiadoras, justas e claras, elaborar planos de ações consistentes, acompanhar a execução e os resultados obtidos, visando à melhoria da gestão pública.

Com o conhecimento obtido durante as aulas, os servidores foram incentivados a formar grupos e elaborar projetos que, além de economizar recursos públicos, tivesse a proposta de otimizar a gestão e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, padronizando as práticas gerenciais da administração pública.

Durante a ocasião, o diretor da Escola de Gestão, Paulo Coimbra, explicou sobre o método aplicado e o objetivo do projeto. “O modelo que vocês aprenderam do PCDA, é extremamente forte e que pode produzir resultados extraordinários, que vem sendo a base de sucesso de grandes instituições precursoras desse modelo de qualidade no Brasil. Então, o objetivo principal da gestão é desenvolver as pessoas porque são as pessoas que movem e geram as ações e quando se tem um método para fazer isso, tudo fica mais assertivo. O objetivo foi levar aos servidores um conhecimento específico para resolver problemas. Sempre que tiverem novas dificuldades, se lembrem da ferramenta e do método que vocês têm. Quando se tem uma meta bem definida, um objetivo legítimo e persistência somos imbatíveis e podemos alcançar resultados extraordinários”, ressaltou.

O prefeito Fernando Cunha destacou a importância de capacitar os servidores para melhorar o atendimento prestado à população. “Os servidores públicos são a essência da administração pública. Quem tem o mandato está de passagem, mas deve procurar deixar um legado, uma contribuição. Eu sempre tive comigo a necessidade de uma busca permanente e constante do aperfeiçoamento profissional do servidor. Desde o primeiro momento, comecei a monitorar quem poderia nos ajudar nesse enriquecimento e identifiquei no Instituto Aquila, uma instituição de nível internacional com grande conhecimento na área privada e pública, vi a experiência que poderia nos trazer. É na mão dos nossos funcionários que estão os recursos do município e é através deles que os serviços chegam a nossa população. Por isso, eu queria fornecer meios que a gente vislumbre para treinar e preparar o nosso servidor, e oferecer crescimento profissional visando à qualidade de vida da nossa população. Quero dizer que nós temos que reconhecer e a agradecer a dedicação e o comprometimento de vocês”, reforçou.

Ao todo, participaram 138 servidores com 29 projetos de melhorias, que resultaram na identificação de R$ 5,5 milhões em oportunidades. Durante o período de desenvolvimento, foram realizadas mais de 150 reuniões de monitoria e duas bancas avaliadoras sobre o andamento dos projetos.

Todos os servidores participantes foram convidados para receber o certificado do programa, com destaque ainda para três grupos nas seguintes categorias “Aderência ao Método de Gestão”; “Impacto Positivo ao Munícipe”; e “Maior Impacto Financeiro à Prefeitura”.

Com o término da formação, a continuidade das ações ficará sob a coordenação da Controladoria Geral do Município. Os servidores envolvidos que não puderam comparecer à cerimônia podem entrar em contato com a Controladoria para retirar os certificados.

Fotos no Flickr: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72157693400876650