16 JUL 2018
Atendimento da Carreta de Prevenção ao Câncer começa na próxima semana

Com o objetivo de ampliar a prevenção e conscientizar a população sobre os riscos do Câncer, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia iniciará na próxima semana a Campanha de Prevenção à doença. A ação é uma parceria da secretaria de Saúde com as Unidades Móveis do Hospital de Amor de Barretos (Fundação Pio XII).

As carretas estarão no município entre os dias 25 de julho e 04 de setembro com exames preventivos aos cânceres de Mama, Colo de Útero, Boca, e Cólon e Reto (FIT).

Para o cidadão passar por atendimento é necessário realizar o agendamento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O agendamento para os exames serão realizados até quando houver horários disponíveis, por isso, é importante que os moradores se cadastrem com antecedência.

A Mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, as quais dos 40 aos 50 devem realizar o exame anualmente; e de 51 a 69 anos, a cada dois anos. Já em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento.

Além disso, as mulheres submetidas à Histerectomia total (retirada do útero) por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau não precisarão realizar o procedimento, desde que tenham exames anteriores normais.

Os exames de Cólon e Reto (FIT) são oferecidos a homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.

Em relação ao câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.