25 JUL 2018
EDUCAÇÃO
Preservação da cultura e das tradições é foco de atividades da Educação no Fefol

O maior evento anual da Estância Turística de Olímpia tem papel fundamental na formação das crianças, o de ensiná-las sobre a cultura popular brasileira e incentivá-las a preservar as tradições, principalmente pelo município ser a Capital Nacional do Folclore.

Por isso, durante o Festival do Folclore de Olímpia a secretaria de Educação desenvolve uma série de atividades envolvendo os alunos e professores da rede municipal de ensino.

O trabalho, que começa desde os primeiros meses do ano letivo, busca envolver os alunos com os costumes, as danças e as características de todas as regiões brasileiras, além de fazer um resgate histórico sobre costumes antigos, que representam o verdadeiro folclore.

MINIFESTIVAL

É assim que se consolida o Minifestival. Uma festa à parte, o evento será realizado entre a segunda e a quinta-feira do festival (de 06/08 a 09/08), no período da tarde, na barraca A, agregada ao Pavilhão Turístico e Cultural. Na atividade, que é aberta às escolas e ao público em geral, os alunos apresentam danças de diversas regiões do país e interagem com os grupos visitantes, confraternizando a cultura.

GINCANA DE BRINQUEDOS

Já a Gincana de Brinquedos revive os jogos e brincadeiras infantis antigas, da época da infância dos pais e avós, proporcionando às crianças e adolescentes o regaste e a vivência da tradição. Entre as brincadeiras estão: bétia, corrida de saco, amarelinha, bito, bolinha de gude, entre outras. O objetivo é preservar os costumes antigos, principalmente, numa era cada vez mais digital. A atividade será realizada também entre os dias 06 e 09 de agosto, no período da manhã, na arena do Recinto.

FOLCLORANÇA

Juntamente com a Gincana, ocorre também a Folclorança, na qual a EMEB Santo Seno realiza a oficina de confecção de brinquedos tradicionais: cata-vento e peteca. A ideia é que atividade seja uma forma de valorizar as raízes culturais e permita o contato das crianças com a produção de brinquedos antigos.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS

Voltado aos professores, o Seminário de Estudos é constituído por uma série de palestras, ministradas por renomados folclorólogos, tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre o folclore, com explanações teóricas e práticas. Entre uma palestra e outra, crianças da rede municipal de ensino apresentam danças em homenagem às manifestações folclóricas do país. O seminário será desenvolvido no Recinto, na parte da manhã, do dia 06 ao dia 09 de agosto.

Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site oficial www.folcloreolimpia.com.br.