08 AGO 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Mais de 30 grupos se apresentaram no primeiro fim de semana do Fefol

O palco da arena da Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna” e o palco B “Maria Jesus de Miranda” receberem mais de 30 grupos no primeiro fim de semana do 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia.

Na arena, no sábado, dia 4, os baianos encantaram o público após a cerimônia de abertura da festa. O Coletivo Candace de Danças Populares Contemporâneas, da cidade de Salvador, Estado da Bahia, estreia no Fefol trazendo as manifestações baianas e representado o Estado. Em seu espetáculo, o Candace representa a Festa de Santa Bárbara e a Festa de Iemanjá.

O segundo que se apresentou no sábado foi o paraibano Balé Folclórico Sisais, que retorna a Olímpia depois da estreia com sucesso em 2017. O nome Sisais é uma referência ao Sisal, que é extraído do Agave, planta de origem mexicana que faz parte da flora do território do município de Pocinhos - PB. O grupo levou para o palco o xaxado, quadrilha junina, xote, baião, samba e maracatu, além das festas para Yemanjá, Bumba-Meu-Boi e do Rosário.

Na sequência, o Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos”, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, também estreou na Capital Nacional do Folclore no primeiro sábado e levou para o palco suas indumentárias, ritmos e movimentos característicos.

A Banda de Congo Beatos de São Benedito, de Vila Velha, Espírito Santo, trouxe em seguida a tradição de louvor a São Benedito que une elementos de origem negra, indígena e cristã. É a primeira vez que eles se apresentam no festival.

O Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá, Mato Grosso, primeiro grupo anunciado no 54º Festival do Folclore, também foi atração inédita no sábado. A agremiação se destaca pela atuante participação de crianças e jovens. Usam como principais instrumentos a viola de cocho/mocho e o ganza. Encerrou a noite o Maracatu Porto Rico, de Recife, Pernambuco.

No domingo, dia 5, dez grupos se apresentaram no palco principal. A Cia de Santos Reis “Magos do Oriente”, de Olímpia; os grupos sergipanos Parafusos e Taieiras, ambos da cidade de Lagarto; o Terno de Moçambique “São Benedito”, de Olímpia; Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia; Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, de Campina Grande, Paraíba; Companhia de Ritmos e Danças Populares “Cordapes”, de Fortaleza, Ceará; CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, Rio Grande do Sul; e o Grupo Cultural Xique Xique, de Maceió, Alagoas.

PALCO ALTERNATIVO

O palco B do 54º Festival do Folclore de Olímpia, que este ano homenageia em vida Maria Jesus de Miranda, que é ex-coordenadora do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, e colaboradora dos festivais, recebeu mais de dez apresentações no final de semana. Quem abriu a noite do sábado, dia 4, foi o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto, Estado do Sergipe. Em seguida, subiu ao palco o também sergipano Taieiras, de Lagarto. Ambos conhecidos e queridos do público do Fefol.

A programação prosseguiu com o CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, Rio Grande do Sul; Grupo Cultural Xique Xique, de Maceió, Alagoas; e o Cordapés, de Fortaleza, Ceará. Encerrando a noite, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém.

No domingo, dia 5, foi a vez de três grupos folclóricos de Olímpia se apresentarem no palco alternativo: a Cia de Santos Reis “Estrela Guia do Oriente”, a Cia de Santos Reis “Viajantes de Belém” e os Os Catireiros de Olímpia - Grupo Nossa Senhora.

Depois, dançaram a Banda de Congo Beatos de São Benedito, de Vila Velha, Espírito Santo; Balé Folclórico SISAIS, de Pocinhos, Paraíba; Grupo de Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá, Mato Grosso; Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas, de Salvador, Bahia; e o Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos”, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A programação noturna dos palcos foi transferida para as barracas nessa segunda, devido à chuva, mas retornam normalmente nesta terça-feira, dia 07.

As fotos oficiais do 54º Festival do Folclore de Olímpia estão disponíveis do Flickr: http://bit.ly/FotosFefol