08 AGO 2018
Carreta de prevenção ao Câncer segue atendendo em Olímpia

Iniciada no mês de julho, a Campanha de Prevenção ao Câncer, estabelecida entre uma parceira do Hospital do Amor de Barretos (Fundação Pio XII) e a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, já percorreu quatro Unidades Básicas de Saúde e atendeu centenas de moradores.

Os exames são realizados em uma carreta climatizada, equipada com aparelhos modernos para examinar pacientes e identificar tumores. No local, os pacientes podem fazer exames preventivos aos cânceres de Mama, Colo de Útero e Cólon e Reto (FIT). Além desta unidade, a campanha também possui um veículo especializado em exames de câncer de boca.

A divisão de Atenção Básica da secretaria de Saúde destaca que, para o cidadão passar por atendimento, é necessário realizar o agendamento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Ao todo estão disponíveis 6.112 exames e são realizados 170 por dia, em média.

Os exames de mamografias são destinados a mulheres de 40 a 69 anos, as quais dos 40 aos 50 anos devem realizar o exame anualmente; e de 51 a 69 anos, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, as mulheres devem ter de 25 a 64 anos para procurar as UBS e realizar agendamento.

Os exames de Cólon e Reto (FIT) são oferecidos a homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos. E para o câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.

O secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, ressalta que mesmo a campanha sendo realizada até o dia 4 de setembro, os moradores devem procurar as unidades o quanto antes. "Recebemos uma grande quantidade de exames, então há vagas para atender todos os interessados. A população só precisa procurar a UBS mais próxima e agendar no melhor horário. É uma oportunidade de se prevenir e realizar exames de qualidade. O morador que, por algum motivo não conseguiu ir no seu bairro pode procurar uma UBS que ainda não recebeu a carreta e agendar", explica o secretário.

Todas as unidades básicas possuem os calendários de atendimento e estão com os servidores disponíveis para sanar dúvidas e orientar a população.