20 AGO 2018
Olímpia participa de congresso com cidades do noroeste paulista

Centenas de representantes dos municípios da região, prefeitos e outras autoridades estiveram reunidos, na última semana, para participar do XII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, promovido pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), entre os dias 15 e 17 de agosto, em um hotel de Cedral.

A Estância Turística de Olímpia marcou presença no evento, representada por uma comitiva de secretários e servidores, além de um stand da secretaria de Turismo, integrando a Região Turística Águas, Cultura e Negócios, no qual foram expostas informações a respeito da cidade bem como o artesanato típico local com peças de trançado estrela e cachaça.

O Congresso 2018 teve como tema “Desenvolvimento e Crescimento”. Durante os três dias, ciclos de palestras foram realizados com o objetivo de orientar e esclarecer a realidade dos municípios, além de fortalecer a união das cidades.

Estiveram presentes autoridades estaduais como o secretário de Educação de São Paulo, João Cury Neto, e a secretária chefe da Casa Militar, Coronel Helena dos Santos Reis, que ministraram palestras no congresso.

Olímpia marcou presença com os secretários Guto Zanette (Governo), Cristina Reale (Assistência Social), Sargento Tarcísio (Agricultura, Comércio e Indústria), Edilson De Nadai (Gestão e Planejamento) e Selim Jamil Murad (Turismo), além de servidores da secretaria de Educação e Turismo.

OFICINA DE ARTESANATO

Na oportunidade, as artesãs de Olímpia também participaram da oficina "Feito à Mão - Encontro Regional de Artesãos", ministrada pela subsecretária da SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, Bete Bacellar.  A atividade faz parte das ações que contribuem na divulgação da cultura e da arte paulistas e fortalecem a economia do Estado. Durante a oficina, as participantes puderam conhecer as atividades da SUTACO e entender a Nova Base Conceitual do Artesanato. Também nesse encontro, por meio da capacitação da ADESAF - Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias, a SUTACO buscou introduzir boas práticas de gestão, inclusive precificação de produto, para que as artesãs possam melhorar, cada vez mais, o seu dia-a-dia.

"Os artesãos são criadores de produtos maravilhosos tanto utilitários quanto decorativos. Entender tudo de arte, técnicas tradicionais e produtos. Porém precisam muitas vezes de algumas dicas para vender mais, apresentar seus produtos de melhor forma, interagir com o público maior através das modernas redes de comunicação, precisam de técnicas para gerir 'seu negócio', técnicas para precificar seu produto, enfim a Sutaco traz essa capacitação para auxiliar os artesãos paulistas", explicou Bete.