23 AGO 2018
EDUCAÇÃO
Conselho Britânico apresenta resultados de projeto educacional aplicado em Olímpia

Após pouco mais de um ano de implantação do projeto piloto “Core Skills: educação para vida”, do qual a Estância Turística de Olímpia foi pioneira no Brasil, o Conselho Britânico retornou ao município para apresentar uma avaliação dos resultados.

Em reunião realizada nessa quarta-feira (22), o gerente de Educação Básica do Conselho, Luis Felipe Serrao, expôs um histórico desde o início do projeto piloto, bem como um balanço a respeito dos questionários aplicados antes e depois do programa de formação.

O projeto piloto foi desenvolvido pela instituição em seis países da América Latina e Caribe, sendo que Olímpia foi a cidade pioneira do Brasil a ser contemplada, e apenas o município e escolas do Peru foram escolhidas para prosseguir com a capacitação. A primeira fase contemplou mais de 70 profissionais das escolas Reinaldo Zanin e Luiza Seno de Oliveira e da equipe gestora da secretaria de Educação.

A segunda etapa envolveu ainda uma terceira escola, a EMEB Professor Maurício Cesar Alves Pereira, que foi selecionada pelo Conselho por não ter recebido a capacitação e, assim, contribuir com uma análise comparativa em relação à EMEB Reinaldo, apresentando perfil semelhante de ensino, estrutura e alunos.

Segundo o gerente do Conselho, após a compilação de informações dos formulários, entrevistas e observação em sala de aula, a avaliação de impacto visou identificar a eficácia da metodologia do projeto, adesão dos participantes e possíveis mudanças e melhorias. Em Olímpia, professores, coordenadores e supervisores receberam formação sobre competências essenciais do mundo atual para o desenvolvimento dos alunos. Para isso, as monitoras trabalharam dois módulos, sendo eles “Pensamento Crítico e Resolução de Problemas” e “Comunicação e Colaboração”.

“O objetivo inicial do projeto era justamente discutir um planejamento de aula com base nas competências do século XXI, dentro da prática do professor, o que ele faz e o que pode melhorar. A ideia é que a gente use os dados desse programa piloto para avaliar a continuidade desse projeto e como que nós podemos caminhar levando em consideração todas as evidências de pesquisa com base nas avaliações que tivemos. Os resultados são valiosos tanto para as escolas participantes como para o Conselho reorientar as estratégias”, destacou o Luis Serrao.

A secretária de Educação, Maristela Meniti, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, agradeceu a parceria e citou a importância da ação. “Só temos a agradecer toda a equipe e o comprometimento do Conselho. Todo o aprendizado sempre vem agregar para a capacitação de nossos professores e melhoria do ensino de nossos alunos”, frisou.

A participação de Olímpia no projeto foi um pedido do prefeito Fernando Cunha que se interessou pela proposta apresentada pela secretária de Educação, Maristela Meniti. O conhecimento sobre o programa se deu por meio do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista (ADE). Na ocasião, seis municípios se inscreveram e Olímpia foi o sorteado para ser pioneiro no país.

A secretaria de Educação continuará em tratativas com o Conselho Britânico a fim de contar com o monitoramento da instituição e viabilizar outras capacitações futuras.