27 AGO 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Grupos de Olímpia representam o folclore em desfile do aniversário de Barretos

A cidade vizinha de Barretos, a 40 quilômetros da Estância Turística de Olímpia, comemorou nesse sábado, dia 25 de agosto, 164 anos e, para celebrar a data, foi realizado um desfile Cívico-Militar pelas ruas centrais do município.

O evento tinha como tema “Nossa Cultura, Nossa Tradição”, com o objetivo de valorizar a cultura do interior. Por este motivo, a convite da Prefeitura de Barretos, dois grupos olimpienses participaram do desfile, representando a cultura da Capital Nacional do Folclore.

O Terno de Congada Chapéu de Fitas, do capitão José Ferreira, que foi destaque no cartaz oficial do 54º Festival do Folclore de Olímpia, e o novato grupo de dança Raízes da Cultura Brasileira, que estreou no Fefol este ano, abrilhantaram o desfile, dando uma mostra da diversidade do folclore nacional, que é apresentada durante o festival.

A participação no evento, que reuniu cerca de 2 mil componentes, contou com o apoio da Prefeitura de Olímpia, que viabilizou o transporte para os integrantes do grupo Terno de Congada e também autorizou o empréstimo de roupas que compõem o acervo do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia’, utilizado como figurino do Grupo Raízes da Cultura Brasileira. Vale ressaltar que as peças foram emprestadas, mediante assinatura de Termo de Responsabilidade, garantindo o cuidado e a integridade do acervo, e tendo em vista ainda a importância cultural do evento.

SOBRE OS GRUPOS

O Terno de Congada Chapéu de Fitas é um dos grupos folclóricos mais tradicionais da Estância Turística de Olímpia, sob a coordenação do Capitão José Ferreira. A congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Folguedo bastante antigo, constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo. Seu enredo trata basicamente de três temas: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta do imperador Carlos Magno contra as invasões mouras.

Já o grupo de dança  Raízes da Cultura Brasileira (RCB) é o mais novo grupo parafolclórico olimpiense, composto por jovens estudantes. O grupo foi idealizado pela professora historiadora Silvia Pereira dos Santos, e é coordenado pelo estudante Alex Sandro Ribeiro,  com a colaboração de Juliana Correa.

O grupo RCB originou-se e desenvolveu-se através do “Projeto Escolar - Folclore Menina Moça, O Folclore da Gente!”, cujos principais objetivos são a promoção  da autoestima de jovens, sobretudo os que  apresentam problemas com preconceito, levando aos mesmos a oportunidade de, através da dança e da pesquisa, obterem o conhecimento, promoverem o resgate, valorização e a preservação do folclore nacional, regional e principalmente o folclore local.