28 AGO 2018
SAMU adquire equipamentos para treinamento em reanimação cardiopulmonar

Com o intuito de melhorar o atendimento emergencial e capacitar a rede de atenção básica, a unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Estância Turística de Olímpia, em parceira com a divisão de Atenção Básica, da secretaria de Saúde, adquiriu equipamentos para treinamento e capacitação em reanimação cardiopulmonar adulto e infantil.

Os equipamentos são compostos por quatro manequins, sendo dois adultos e dois infantis específicos para RCP (Reanimação Cardiopulmonar), já que oferece parâmetros realísticos; e um DEA (Desfibrilador Externo Automático), por meio do qual simula disparos de ondas de choque nos casos em que há indicação como se estivesse em um atendimento real.

A meta da equipe do SAMU é aumentar as capacitações e avançar com o projeto de treinamento de professores, cuidadores e servidores de creches e escolas da secretaria de Educação.

De acordo com a chefe de setor, Natália Estábio, o reconhecimento assim como atendimento precoce e de qualidade de uma parada cardíaca é essencial para a sobrevivência e diminuição de sequelas da vítima.

“Os equipamentos adquiridos permitem um treinamento realístico procedimentos básicos de massagem cardíaca e ventilação e tem o intuito de habilitar o maior número pessoas possíveis para iniciar as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) fora do âmbito hospitalar, ou seja, queremos preparar todos os nossos servidores para atuarem com qualidade, segurança e eficácia em uma Parada cardíaca fora do hospital. Sabemos que cada segundo faz a diferença e com uma equipe qualificada a Saúde do município oferece melhores serviços”, explica Natália.