30 AGO 2018
Olímpia ganha mais de 4 mil novos moradores desde o último censo do IBGE

A população da Estância Turística de Olímpia continua em pujante crescimento. É o que releva o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nessa quarta-feira, dia 29.

Segundo os dados, o município tem população estimada em 54.406 habitantes para este ano, o que representa 4.382 moradores a mais que em 2010 (8,7%), quando foi realizado o último censo do instituto, no qual Olímpia contabilizava 50.024 cidadãos.

A quantidade de novos moradores de Olímpia, nos últimos oito anos, é maior que a população da cidade vizinha Altair (4.134 hab.), por exemplo, o que demonstra o significante crescimento da Estância Turística.

A metodologia do IBGE se refere à incorporação de novos dados sobre a fecundidade e registros de nascimentos, analisados de 2001 até 2016. As projeções divulgadas em 2017 estavam baseadas em dados antigos, enquanto as de 2018 foram calculadas a partir das projeções de julho deste ano.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

“É notável que o desenvolvimento de nossa cidade tenha atraído novos moradores e, atualmente, somos, não só em número, mas também em reconhecimento, um dos mais importantes do Estado. Nosso trabalho deve ser ainda mais engajado e com pensamento amplo, uma vez que, além da nossa população fixa, temos ainda a população flutuante que soma mais de 2 milhões de visitantes”, analisa o prefeito Fernando Cunha.