03 SET 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Prefeitura incentiva e apoia atletas de artes marciais

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a prática de esportes na Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura, por meio da divisão de Esportes, está incentivando os atletas das mais diferentes modalidades esportivas.

Neste contexto, as artes marciais também têm recebido apoio da atual gestão em projetos desenvolvidos pela secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. As modalidades judô, karatê e capoeira são algumas das quais os atletas têm totais condições de representar a cidade em competições locais e regionais.

“As aulas de judô e capoeira são gratuitas”, explica o diretor de Esportes, Daniel Gotardo. Já as aulas de karatê, de acordo com ele, acontecem na Academia Ginshin de Artes Marciais, do professor Angel Jomar. Nesse caso, os atletas recebem ajuda de transporte e uniformes para disputar os campeonatos.

“Mas para o ano que vem já existe um projeto para que tenhamos duas turmas com alunos custeados pela secretaria de Cultura, Esportes e Lazer”, adianta o diretor.

As aulas de judô são ministradas no Centro Esportivo “Sankiti Takahashi”, de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. O local, que fica na Rua São João, ao lado da quadra do grupo da terceira idade Nova Esperança, estava deteriorado e foi reformado, no ano passado, e entregue equipado para uso gratuito da população.

Já as aulas de capoeira são ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Ifigênia, às segundas e quartas-feiras, a partir das 19h30; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José, às terças e sextas-feiras, a partir das 19h; e na Casinha do Papai Noel, no Jardim Leonor, às terças e sextas, a partir das 19h.

E com todo esse apoio, os atletas vêm mostrando resultados. O judô fez bonito nos Jogos Regionais de Matão, em julho, ganhando duas medalhas. Francine Maria Lopes ficou com a prata na categoria ligeiro e Amanda Helena Bistafa, também com a prata, na categoria super ligeiro.

O karatê, que também tem parceria com a divisão de Esportes, foi destaque nacional. No mês de junho, a atleta olimpiense Julia Nascimento Mota conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê, na categoria shiai kumite sub-21, em Joinville, Santa Catarina.

Interessados em participar dos projetos ou que querem mais informações, podem entrar em contato com a divisão de Esportes, no Recinto do Folclore, pelo telefone (17) 3281-6415.