07 DEZ 2018
Professores concluem curso do Hospital de Amor de Barretos

Em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, professores da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia finalizaram neste mês de dezembro o Curso “Multiplicadores do Programa HCB na Escola”. Iniciada em agosto, a capacitação proporcionou a todos grandes aprendizagens, bem como a multiplicação da prevenção ao câncer desde a mais tenra idade.

Os projetos desenvolvidos nas escolas envolveram alunos, família, comunidade e funcionários da escola de forma lúdica, com interação entre os pares e muita informação sobre saúde e prevenção ao câncer, com atividades que envolveram passeatas, palestras, confecção de cartazes, elaboração de murais, desenhos, atividades rotineiras de higiene e alimentação como escovar os dentes, lavar as mãos antes e após as refeições e ir ao banheiro, comer alimentos saudáveis e atividades físicas.

Para mostrar todo o conteúdo aprendido, foi realizado na última sexta-feira (07), o III Simpósio de Educação em Saúde, promovido pelo hospital, no qual foram apresentados os projetos selecionados de toda a região.

Na ocasião, Olímpia foi representada com projetos de cinco escolas municipais que se destacaram, sendo elas: a EMEB Santo Seno representada pela Professora Carolina Tamelini Gil e Tutora Taíse Renata da Cruz; a EMEB Washington Junqueira Franco representada pelo Professor Alan Saviolo Duran e Tutora Carmem Silvia Madureira; a EMEB Professor Maurício César Alves Pereira representada pela Professora Gabriela Evelin Delgado El Kadri e Tutora Lisette Cardozo da Silva de Oliveira; a EMEB Professora Vandelice de Oliveira dos Santos Cudinhoto representada pela Professora Roberta Orlando e Tutora Cláudia Regina Fossalussa Lisse e a EMEB Sítio do Pica Pau Amarelo representada pela Assistente de Direção Eliane Cristina Assis Neves e Tutora Gislene Carolina Biggue Ferreira.

A seleção para apresentação ocorreu por avaliação de resumos ampliados dos projetos e exposição de banners. A Estância Turística de Olímpia se destacou recebendo o primeiro lugar pelo melhor resumo ampliado, contemplado no Projeto “Saúde na Educação Infantil”, da EMEB Sítio do Pica Pau Amarelo, representado no momento pela Assistente de Direção Eliane Cristina Assis Neves, porém desenvolvido em parceria com as Professoras Aparecida Bertoco Recco e Fabiana Regina Montagnana Nardelo.

Todos os projetos foram desenvolvidos em parceria com as Tutoras da SME, e Coordenadores do setor EAD do Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor Gerson Lúcio Vieira e Magno Rodrigues Costa e apoio e orientações da Supervisora Iracema Terezinha Ducatti Bassetto e da Secretária de Educação Maristela Aparecida Araujo Bijotti Meniti.