20 DEZ 2018
Passarelas e decks da Av. Aurora recebem últimos acabamentos

A Avenida Aurora Forti Neves, principal via da Estância Turística de Olímpia, se transformou em um dos locais preferidos dos moradores e visitantes e recebe os últimos acabamentos para ser totalmente concluída.

Nesta semana, os decks e as duas passarelas sobre o Córrego Olhos D’Água estão recebendo vidros nos guarda-corpos. A instalação, além de ser um detalhe paisagístico, também contribui com a segurança dos frequentadores. Nos próximos dias, os vidros serão colocados nos corrimãos das rampas e das escadas dos decks.

Com isso, a estrutura da avenida está praticamente finalizada. No local, foram implantados cubos decorativos, muretas, bancos e mesas, bicicletários e lixeiras. A iluminação de LED, com fiação subterrânea, a pintura e o paisagismo completaram a reurbanização do espaço. Outro destaque é a acessibilidade da obra com a construção de rampas de acesso nas calçadas, passarelas e decks.

A arborização contou com o plantio de mais de 300 mudas de árvores de portes médio e grande e mais de 620 mudas de plantas baixas. Entre as espécies estão Choupalas, Tamareiras, Palmeiras Rabo de Raposa, Jasmin Manga, Clúsias, Cicas, Guaimbê, Moréia Branca, Croton Petra e grama esmeralda.

Esta é uma das obras mais aguardadas pela população, uma vez que a revitalização da avenida teve início em 2015, mas ficou parada por um tempo, devido a um erro no projeto, cuja proposta da fundação precisou ser refeita. Assim, somente no ano passado, após apresentação da nova concepção, outra licitação foi realizada e o município conseguiu receber os recursos do Governo do Estado, por  meio do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Com os trâmites administrativos concluídos, o prefeito Fernando Cunha solicitou prioridade e agilidade na retomada e conclusão da obra, que é acompanha pela secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 milhões do convênio com a secretaria de Turismo do Estado e mais de R$ 1 milhão de contrapartida do município.

“A Avenida Aurora Forti Neves é, agora, um dos principais cartões postais da cidade. Ainda não realizamos uma cerimônia oficial de entrega, mas ela está praticamente pronta e, há meses, já está com condições adequadas para o uso dos olimpienses e visitantes. Diariamente há bastante movimento no local, seja de pessoas passeando ou praticando exercícios físicos e isso é o mais importante, darmos vitalidade para a avenida que é o coração da cidade e era bastante aguardada pela população e pelos comerciantes do entorno”, ressaltou o prefeito Fernando Cunha.

NOVAS PONTES

Paralela à obra de reurbanização, a Avenida Aurora ganhará ainda duas pontes para o tráfego de veículos. O projeto tem o objetivo de oferecer novas rotas, solucionando os problemas de trânsito da região devido ao grande fluxo.

Segundo a proposta, uma das pontes será construída entre a Rua Durval Brito e o Córrego do Matadouro, no bairro Jardim Santa Ifigênia. Já a segunda será instalada no cruzamento da Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Miguel Said Aidar, entre os bairros Jardim Glória e Santa Ifigênia.

O investimento é de mais de R$ 1,7 milhão, por meio do FINISA. O contrato foi assinado pelo prefeito na última semana e as obras devem ter início já em janeiro de 2019.