06 MAR 2018
Olímpia ganha Avenida Benatti no aniversário da cidade

Em comemoração aos 115 anos de fundação da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, realizou na manhã do dia 2 de março, aniversário da cidade, a inauguração da Avenida Benatti, uma homenagem à família de precursores do Turismo na cidade.

A Avenida Benatti é o prolongamento da Avenida Aurora Forti Neves, no sentido à rodovia SP-425, entre a Avenida Constitucionalista de 32 e a Rodovia Assis Chateaubriand. A obra inicial foi realizada entre a Rua Francisco Vicente Blanco e o Di Vitória Condominium, e tem uma extensão de 1.520 metros. A obra consiste em prolongamento do lado direito, terraplanagem e aterro, além de drenagem, execução de galerias com boca de lobo, galeria de canal aberto e fechado, pavimentação, passeio público e sinalizações. Na obra foram investidos quase R$ 4 milhões em recursos próprios.

No início da cerimônia, o padre José Antônio, da Paróquia de São João Batista, realizou uma benção especial. Em seguida, o secretário de Turismo, Dr. Selim Jamil Murad, que também faz parte da família homenageada, leu o histórico da família Benatti. Durante a solenidade, o tenor Maikon Leandro da Silva Souza, a soprano Aline dos Santos Costa e o pianista Leandro Miranda de Paula, cantaram diversos clássicos da música Italiana, origem da família Benatti.

Em nome da família, Solange Benatti Murad, muito emocionada, agradeceu a homenagem. “Hoje é um dia muito especial para a família Benatti. É um dia em que estamos comemorando um marco para Olímpia. Além do aniversário dos 115 anos da cidade, nós estamos recebendo essa honrosa homenagem. Homenagem essa que nós já tínhamos visualizado desde os anos 80. Na época em que o Thermas dos Laranjais estava sendo construído, meu pai (Benito Benatti) já conseguia e conseguiu vislumbrar essa avenida, porque ele sempre sonhou e esses sonhos sempre tiveram realizações importantes. É uma obra muito importante, porque além de realizar um sonho dele do passado, nós temos ainda o privilégio de ter o nome da nossa família nessa avenida. Nós agradecemos a todas as pessoas envolvidas nessa grande obra, finalizada na administração profissional e ética, com muito empenho do nosso querido prefeito Fernando Cunha. Em nome da nossa família nosso eterno agradecimento”, disse.

O prefeito Fernando Cunha falou da importância da obra para o município e as parcerias firmadas para a conclusão da avenida. “Nesta obra é importante ressaltar a parceria com o Thermas dos Laranjais, que nos ajudou achar uma equação financeira, por via tributária, para que tivéssemos um grande impulso nessa obra e pudéssemos fazer ela no prazo de um ano. Há um ano esse local era um brejo. Nós começamos retirando o entulho, colocando um material melhor para poder executar a pavimentação. Essa parceria nos permitiu construir essa avenida, e a parceria que continua. A avenida já está sendo continuada com ajuda dos proprietários do Royal. Posteriormente teremos o Di Vitória continuando essa avenida e nós vamos chegar até a Rodovia Assis Chateaubriand”, afirmou.

Ainda no uso da palavra, o prefeito contou sobre os projetos futuros. “Estive com governador recentemente discutindo o projeto do trevo na Assis Chateaubriand, que a gente pretende fazer uma marginal, uma duplicação da Wilquem Manoel Neves e fechar um anel, que possa ter uma ciclovia, um circuito para eventos esportivos na nossa cidade e de fato crie uma nova expansão de crescimento da cidade. Isso está planejado e o que pretendemos fazer. Estou buscando apoio em Brasília e em São Paulo. Seguindo essa avenida estão previstas grandes áreas de lazer, com dois grandes lagos. Vamos abrir o Vale do Turismo. A Prefeitura está governando para a cidade, investindo em saúde, educação. Da ordem de 90% do orçamento é para a cidade e temos 10% para tentar outras melhorias e grande parte nós vamos sim estimular o turismo, que é o maior gerador de emprego que temos hoje. Olímpia, hoje tem no turismo sua vocação, 50% da nossa economia estão dirigidas ou tem como carro-chefe o turismo”.

E concluiu. “Olímpia teve pessoas importantes que ajudaram na construção do Thermas dos Laranjais, inclusive ex-prefeitos municipal que ajudaram na consolidação do parque. E chegamos aqui, em um parque que hoje traz dois milhões de visitantes por ano. É uma marca nacional. É uma marca que nos orgulha por onde a gente anda. E tudo isso graças ao homem brilhante, autodidata, com uma discrição, sem vaidade pessoal, que é seu Benito Benatti. Ao lado dele uma esposa, uma família que, seguramente, teve muitos momentos difíceis, mas estava ao seu lado para colocar seu brilhantismo e a genialidade a favor da nossa cidade. Por isso a importância de denominar essa avenida como Avenida Benatti. Muitos vêm ao Thermas dos Laranjais, mas não imaginam que por trás estaria à família Benatti. A partir de hoje, quem passar aqui, irá reconhecer o nome da família Benatti e associar a essa maravilha que foi construída na nossa cidade”, finalizou o prefeito Fernando Cunha.

Para encerrar a solenidade, foi entregue um mimo à família Benatti. O prefeito Fernando Cunha recebeu das mãos da dona Eudirce Benatti uma placa de homenagem e na sequência foi realizado o descerramento da placa inaugural.