15 MAR 2019
Prefeitura faz limpeza das galerias para melhorar escoamento da chuva

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, deu início nesta semana à limpeza das galerias de águas pluviais do sistema de drenagem, que são os tubos ligados às bocas de lobo e bueiros. Esta é a primeira vez em anos que a medida é tomada com o objetivo de melhorar o sistema de escoamento das águas da chuva no município.

O trabalho começou, na segunda-feira (11), pela Rua Washington Luís, no bairro São Benedito, e seguiu até a Avenida Aurora Forti Neves, nas proximidades do Nakamura. Depois, foram realizadas as limpezas das galerias da Rua Benjamin Constant (próximo ao Pronto Atendimento do HB), Avenida Aurora Forti Neves (próximo ao Open Mall), Rua Francisco Vicente Blanco (próximo ao Celebration Resort), Rua Domingos Prizon, na Cohab IV, saída Ocanha, na São José, e Rua Arnaldo de Almeida, no Quinta das Colinas.

O resultado positivo já pôde ser conferido, nos últimos dias, quando a chuva intensa desta semana não provocou alagamentos nos pontos costumeiros de grande acúmulo de água.

De acordo com a secretaria de Obras, durante as limpezas são encontrados diversos tipos de lixo e resíduos como entulho de construção civil, madeira, terra, lixo doméstico, peças de automóveis, roupas, calçados, entre outros.

Ainda segundo a secretaria, o acúmulo de entulhos nas galerias prejudica o escoamento da água da chuva, podendo causar alagamentos e consequentes transtornos aos moradores e motoristas. Por isso, o trabalho visa também orientar a população sobre a importância de não jogar lixo em ruas e vias, evitando assim, que os resíduos sejam carregados pela chuva até às galerias.

Os trabalhos estão sendo executados pela Ajato Desentupidora e Dedetizadora, de São José do Rio Preto, com investimento de mais de R$ 15 mil em recursos próprios. Na próxima semana, outros bairros receberão a equipe de limpeza.