20 MAR 2019
Saúde promove novo encontro para debater serviços de combate à dengue

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia segue aplicando diretrizes de enfrentamento da dengue. Somente no ano de 2019 foram realizadas mais de duas mil visitas de rotina em imóveis, cerca de 11.300 bloqueios e mais de 7.800 nebulizações para diminuir os casos da doença e conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Com intuito de analisar os resultados das ações e discutir novas medidas, a Saúde fará um encontro na Santa Casa de Misericórdia, terça-feira (26), às 14h, com representantes das secretarias de Educação; Turismo; Obras, Engenharia e Infraestrutura; e Daemo Ambiental. Também estarão presentes profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Santa Casa e de setores da secretaria de Saúde.

Este é o terceiro encontro realizado pela denominada “Sala de Situação” que discute questões relacionadas à prevenção e ao combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, as chamadas ‘arboviroses’.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a reunião serve para apresentar resultados e debater como cada setor pode contribuir para evitar a dengue.

“Vamos nos encontrar novamente e debater o que é preciso fazer. A dengue é uma realidade nacional e temos que continuar trabalhando para impedir o aumento de casos”, explica Marcos.

Além destas ações, como forma de manter sob controle o avanço da dengue, a Prefeitura, lançou uma campanha institucional de incentivo ao combate da doença, espalhando panfletos e outdoors pela cidade. O município também promoverá de 01 a 16 de abril o Projeto Cidade Limpa, uma iniciativa da TV TEM em parceria com a Prefeitura, que percorrerá cerca de 70 bairros, em todas as regiões da cidade e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o município registra 143 casos positivos da doença. Caso o morador tenha dúvidas sobre a doença ou formas de eliminar criadouros deve entrar em contato com o setor de Controle de Vetores pelo telefone (17) 3281-2879. A Saúde ressalta que em caso de sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.