14 MAI 2019
Conferência apresenta monitoramento e avalia Plano Municipal de Educação

Dando continuidade ao trabalho de monitoramento do Plano Municipal de Educação, a secretaria de Educação realizou, na última sexta-feira (10), a primeira Conferência para apresentar o estudo de acompanhamento e fazer um comparativo em relação ao Plano Nacional de Educação.

A reunião contou com a participação do prefeito Fernando Cunha, da secretária de Educação, Maristela Meniti, do secretário de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, Selim Jamil Murad, de supervisoras de ensino, diretores e representantes de escolas municipais, membros de organizações da sociedade civil e Conselho Tutelar.

Já haviam sido realizadas audiências públicas para acompanhar o estudo, no entanto, a conferência tem o objetivo de avaliar a execução deste Plano Municipal de Educação (PME), de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), e subsidiar a elaboração do novo plano para o decênio subsequente. A ação está prevista na legislação vigente do Plano Municipal de Educação (PME), com exigência de realização de ao menos duas com intervalo de até 4 anos. Assim, tendo o PME atual sido criado em 2015, com a aprovação da Lei Nº 3.972, de 16 de junho de 2015, esta foi a primeira conferência a ser realizada.

Antes do início, os alunos do 5º ano da EMEB Jardim Hélio Cazarini, que participam do Projeto Libras na Escola, fizeram uma apresentação da Oração “Pai Nosso” em Libras, acompanhados pela professora e intérprete Danila Salmazo.

Os trabalhos foram abertos pela supervisora e integrante Comissão Técnica, Maria Aparecida Pagliarini, que fez uma breve uma explanação sobre o trabalho de monitoramento do Plano. Com vigência de 10 anos, o PNE (Lei Federal Nº 13.005/2014) possui 20 metas com diversas estratégias de avaliação. O propósito do documento é estabelecer diretrizes para planejar e, assim, melhorar a educação de cada município.

Na sequência, a secretária de Educação, Maristela Meniti, fez uma saudação aos presentes e apresentou o desempenho das metas do município. “É um momento muito importante para mostrar todo o nosso trabalho com o Plano Municipal. Vamos expor as notas técnicas, para avaliarmos o que mudou e nos adequar às mudanças da legislação. Então, hoje, nós traçamos um panorama daquilo que já alcançamos das metas e o que ainda falta para avançar”, enfatizou Maristela.

Na apresentação, a secretária abordou cada uma das 20 metas, expondo como está o cumprimento por parte da União e também do município. As metas tratam de todos os âmbitos de escolaridade, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, contemplando ainda analfabetismo, formação dos profissionais, valorização dos professores e o financiamento da Educação.

Segundo o monitoramento apresentado, Olímpia não deixa de cumprir nenhuma das metas propostas, tendo já alcançado total ou parcialmente todos os índices que competem ao município. Enquanto que a União ainda não conseguiu cumprir grande parte das metas estabelecidas até 2024.

Após o término da explanação, o prefeito Fernando Cunha falou sobre o trabalho no município e a importância da Educação para o desenvolvimento e formação das pessoas. “Vocês estão fazendo um trabalho bem feito e esse é o caminho para desenvolver o país. Nós temos muito para fazer o país crescer e temos que preparar o povo para construir essa riqueza e gerar emprego e renda. Então, é na educação que está nosso grande desafio. Nós estamos cumprindo a meta e essa é uma missão importantíssima. A educação é uma reforma estruturante para a vida das pessoas e, por isso, a importância da dedicação de vocês, o empenho que têm tido com as nossas crianças. E que vocês continuem esse trabalho de sucesso, de aperfeiçoar a educação para preparar as futuras gerações”, declarou o prefeito.

Na sequência, os participantes foram reunidos em grupos para avaliar as notas técnicas do monitoramento do PME. Todas as adequações serão passadas para o prefeito, que deve encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores para aprovação do estudo realizado até o momento.