03 JUN 2019
NOTÍCIA
Câmara repassa R$ 400 mil para ativação do 3º andar da Santa Casa e centro de emergência

Uma reunião no Gabinete Executivo na última semana marcou a devolução de R$ 400 mil da Câmara de Vereadores para a Prefeitura. O valor será repassado à Santa Casa de Misericórdia de Olímpia para reativação do terceiro andar e também para a implantação de um Centro de Urgência e Emergência no local.

A entrega de um cheque simbólico ao prefeito Fernando Cunha foi feita pelo presidente da Câmara, Antônio Delomodarme "o Niquinha", e pelos vereadores Fernandinho Silva, Hélio Lisse Junior, João Magalhães e Marcão Coca. O repasse foi feito após economia dos parlamentares e diversas reuniões de representantes do legislativo com a direção da Santa Casa.

Cerca de R$ 100 mil dos recursos serão utilizados para adequar o terceiro andar e deixá-lo apto a receber a enfermaria do SUS com atendimento para mais de 22 pacientes, sendo cada apartamento para dois pacientes e dois acompanhantes. O repasse permitirá equipar o local com infraestrutura elétrica, hidraúlica, aparelhos de ar-condicionado, novos televisores e pintura, além de proporcionar mais dignidade aos enfermos, já que o atual espaço não oferece estrutura apropriada.

No lugar onde já funciona a enfermaria, o outro repasse da Câmara de R$ 300 mil, auxiliará na criação de um "pronto-socorro" dentro do hospital para atendimentos de urgências e emergências com equipes de plantonistas 24 horas. Para manter o setor em funcionamento, caberá à Prefeitura e à provedoria do hospital bancar as despesas mensais que deverão chegar a R$ 250 mil/mês.

O acordo entre o legislativo e executivo possibilitará também que, com algumas ações no único hospital da cidade, o fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) seja reduzido e ofereça mais agilidade no tratamento de quem procura o local.

"Com as economias que nós fizemos, a Câmara dá uma contrapartida para a remodelação da Santa Casa de Olímpia. Iremos garantir o funcionamento do terceiro andar do hospital e devolver um centro de urgências e emergências para desafogar a UPA com aparelhagem moderna e de última geração. Esse local possibilitará que a Santa Casa receba os pacientes em estado grave, além de estar mais próximo do centro cirúrgico e da UTI. Parabenizo o prefeito por mais essa parceria", afirmou Niquinha.

A previsão é de que o terceiro andar entre em funcionamento em três meses e a sala de urgências e emergências ainda neste ano.