12 JUL 2019
DAEMO
Olímpia é destaque no Município VerdeAzul e recebe pré-certificação do Estado

Representantes da Daemo Ambiental receberam na tarde de quinta-feira, dia 11, em Bauru, o pré-certificado do programa Município VerdeAzul. A Estância Turística de Olímpia obteve 67,82 pontos e ficou, nesta etapa, entre os 32 municípios mais bem pontuados do Estado de São Paulo e bem acima da nota mínima que é de 40 pontos. Esse é o melhor resultado desde 2007. Ao todo, foram entregues 164 certificados de qualificação para cidades paulistas.

A qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

Atualmente, estão inscritos no Programa 638 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

“A certificação é um reconhecimento pelos esforços de todos os órgãos do Daemo e da Prefeitura que, de alguma forma, convergem para um meio ambiente mais saudável e para uma qualidade de vida melhor”, afirmou a superintendente da Daemo Ambiental, Tina Riscali.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.

“Estamos orgulhosos dessa edição que recebeu um volume recorde de inscritos para a qualificação. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva.

O evento de certificação contou com a presença de diversas autoridades do Estado, entre elas o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e do coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva. De Olímpia, participaram da cerimônia, Tina Riscali, superintendente da Daemo Ambiental, Pollyana Fernandes, diretora da Divisão de Meio Ambiente, Paulo Buzzo, diretor da Divisão Operacional do Daemo, Jaqueline Marília Barbosa, gestora ambiental e interlocutora do programa e Ana Caroline Beloni, engenheira.