12 JUL 2019
Prefeito visita poço profundo para conferir teste final de vazão

Nesta sexta-feira, 12 de julho, o prefeito Fernando Cunha visitou o canteiro de obras do poço profundo que vai abastecer a Estação de Tratamento de Água e garantir mais água para a região leste. O novo poço profundo já recebeu a bomba definitiva e, nesta etapa, foi realizado o teste de vazão escalonado para a definição da altura da bomba e confirmação do teste de vazão, que garantiu a produz de 330 metros cúbicos de água por hora.

Durante a visita, o geólogo do DAEE, Osmar José Gualdi, garantiu que a água está em plena condições de uso. “O teste escalonado de vazão é importante para fazer o desenvolvimento do poço. Esta fase serve para calcular as características hidráulicas do Aquífero e do poço. O nosso objetivo foi atingido”, disse o geólogo.

O poço tem profundidade de 1.100 metros e a água produzida vem do Aquífero Guarani, que é uma grande fonte subterrânea de água potável, a 48 graus Celsius. “O Aquífero Guarani é um grande depósito de água quente que tem no subsolo, nessa parte do Brasil e também em um pedaço da Argentina, Paraguai e Uruguai. É uma grande fonte de água potável pura sobre a qual nós estamos morando e, hoje, é usada unicamente para recreação. Neste poço fizemos todas as análises e nossa água é alcalina, com pH de 9,7, ideal para o bom funcionamento do organismo e traz muitos outros benefícios para a saúde”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Nesta primeira fase da obra foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos foram liberados pelo Ministério das Cidades, após grandes esforços do prefeito em conquistar a liberação com as autoridades políticas federais.

Agora, outras duas fases do projeto entram em obras, são elas: a conclusão das obras da ETA-Estação de Tratamento de Água, ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, rede adutora e de distribuição, Estação Elevatória e novos reservatórios. A nova rede de distribuição irá iniciar atrás da APAE (CECAP) e vai até as COHAB I e II, abastecendo todos os reservatórios e substituindo os poços existentes. Outra linha segue pela Avenida Mário Vieira Marcondes e conecta com as águas do centro até a Rua São João. Agora, está em andamento a assinatura da ordem de serviço para início das obras em até 15 dias. A empresa responsável pela obra é a Rodoserv Engenharia Ltda.

Os custos para a implantação de todo o sistema será de aproximadamente R$ 16 milhões do Governo Federal, com uma contrapartida de quase R$ 1 milhão do município.

Acompanharam a visita os colaboradores da Daemo Ambiental Flávio Santinon, diretor da divisão Técnica e o engenheiro Paulo César Quadros.