12 AGO 2019
CULTURA, ESPORTES E LAZER
55º FEFOL termina com recorde de público e anuncia edição do próximo ano

Sob um clima de saudades e emoção, o 55º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia terminou nesse domingo, dia 11 de agosto, selando o sucesso da edição e anunciando novidades para o próximo ano.

Já com data marcada, o 56º FEFOL será realizado de 01 a 09 de agosto de 2020, celebrando o Jubileu de Violeta, e homenageará o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém-PA, no cartaz e materiais oficiais. A notícia foi anunciada pelo prefeito Fernando Cunha no palco do festival, durante a cerimônia de encerramento, surpreendendo e emocionando o público e os integrantes do grupo. A escolha foi definida pela forte ligação do grupo com o município e pela grande participação no festival de Olímpia.

Iniciada no sábado, dia 3 de agosto, a edição de 2019 reuniu 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 14 estados brasileiros, sendo 10 deles inéditos, em uma mistura de cores, costumes, danças, culinária e sotaques. Mais de 3.500 artistas participaram do festival na última semana, se apresentando na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant’anna, nas ruas, prédios públicos, nas escolas e parques, levando a cultura de seus estados para os quatro cantos da cidade.

No decorrer dos dias, foram diversas atividades. Além das apresentações noturnas de palco, foram realizados Seminários de Estudos relacionados ao Folclore, Minifestival, Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis, Peregrinação pelas ruas centrais, Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, Missas, Rodada Cultural, apresentações no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, visita ao túmulo do Prof. José Sant’anna e o tradicional desfile de encerramento. A edição deste ano contou ainda com o 1º Encontro de Bandeiras, que reuniu cerca de 15 Cias de Reis em um evento para celebrar a tradição cultural das folias.

O sucesso de público foi outro marco do Fefol. A estimativa da Comissão Organizadora é de que 140 mil pessoas tenham passado pelo Recinto durante a festa, prestigiando as atividades diurnas e também a programação da noite, superando todos os públicos do festival. Somente nos dois sábados foram registradas aproximadamente 50 mil pessoas, contabilizadas via contagem eletrônica. Destaque ainda para a grande presença de turistas, o que representa ganho de divulgação e consolidação da festa como potencial do município.

“No nosso primeiro ano de administração, nós tivemos um renascer do festival e foram 80 mil pessoas. E, este ano, saltamos para 140 mil presentes em nosso Recinto. Acho que isso demonstra que nós achamos um caminho para fazer um festival como a população de Olímpia gosta. Temos os turistas que aproveitam e nós queremos que eles conheçam o nosso festival, mas essa é, fundamentalmente, uma festa para os olimpienses. Por isso, os olimpienses estão de parabéns pelo que fizeram esta semana, prestigiando nossa festa e fazendo com que esses grupos, alguns que viajam mais de 2.800 quilômetros, se sintam valorizados e reconhecidos e vejam que Olímpia irá preservar a autêntica cultura brasileira”, declarou o prefeito no encerramento.

Antes dos discursos oficiais, a solenidade teve início com o espetáculo “Viajando pelo Brasil”, apresentado pelo Projeto GURI de São José do Rio Preto, que participou pela primeira vez do festival. Em seguida, as autoridades foram convidadas ao palco, acompanhadas dos representantes de grupos e dos comerciantes que foram premiados pelo Concurso de Vitrines, uma iniciativa resgatada dos festivais antigos.

Os lojistas enfeitaram as fachadas, vitrines e interiores dos estabelecimentos com elementos do folclore e da cultura brasileira, incentivando a sociedade em geral a se envolver com o folclore, levando a importância do festival para além dos limites do Recinto. Foram premiadas com troféus e mimos as lojas Lola Store, Aquarela, Empório dos Óculos e Casa Fucci.

Para encerrar, a última noite ficou por conta do Estado do Pará, com a participação de quatro grupos, finalizando com o homenageado do próximo ano. Pela manhã, o tradicional Desfile de Encerramento lotou as arquibancadas e calçadas da Avenida Menina Moça para receber os grupos participantes do evento, homenageando o Brasil e o Professor José Sant’anna, idealizador do festival, além de fazer menção a pessoas importantes e colaboradores da festa. Mais de 45 grupos apresentaram sua cultura e seu trabalho no desfile.

O 55º Festival do Folclore de Olímpia foi uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, com o apoio de associações culturais e empresas parceiras.

As fotos oficiais do Festival estão sendo atualizadas e ficarão disponíveis no Flickr:  https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums